terça-feira, 9 de agosto de 2011

To be or not To be, Jovem e Indomável!

Chico Anísio já dizia em um de seus personagens a respeito do jovem.
Jovem não come mel, jovem chupa a abelha. Jovem não dorme, jovem dá um tempo. Jovem é outro papo, moro!
É verdade, jovem é incansável, indomável, o senhor da razão, o doutor sabe tudo, já fui jovem “aborrescente”, umas das fases da juventude que para muitos é eterna.
É muito engraçado que a idade do jovem adolescente é a melhor de todas, é quando nós temos nosso corpo a todo vapor para fazer o que bem entender e não sentir dor nem cansaço no dia seguinte.
O nosso pai é muito careta, a nossa mãe só pega no nosso pé, está sempre certo, posso beber, cair, levantar que não tem a menor importância. E o melhor, tenho certeza, jovem é imortal.
Pois é, era! Esse fim de semana virei João de Santo Cristo e fui visitar a capital do meu Brasil e rever bons e velhos, desculpa, jovens amigos, matar a saudade da cidade que prospera sempre, nunca pára e onde as grandes decisões desse país são tomadas.
Mas foi no noticiário local que fiquei boquiaberto com as informações da quantidade de jovens que morreram no fim de semana, vítimas principalmente de transito, acidentes de grandes proporções. Como é que uma cidade que é o exemplo ou tem que ser o exemplo, as pessoas morrem bestamente por causa do excesso de velocidade nas pistas que ligam as cidades da grande Brasília a própria capital.
O policial rodoviário disse na entrevista que os acidentes infelizmente são corriqueiros. E, pasmem. A mistura de álcool com a direção é uma constante, lá não só os carros como os motoristas também são movidos a álcool.
Esse fim de semana como disse antes, eu virei João de Santo Cristo, mas não sou Cristo, longe disso, não seria descabidamente pretensioso a tal ponto. Fiz todas as coisas que o jovem faz, mas vidas estão se perdendo por causa dessa autoconfiança acelerada. A dona morte com a sua foice invencível leva mesmo o jovem, e qual a idade para ser jovem mesmo?
Não sei, só sei que ela, essa que citei acima, levou um jovem primo muito querido, ficaram na terra seus jovens filhos, e ela estragou os planos do amanhã de nossa família como um todo, principalmente a dele. A morte do jovem calou os mais dos animados caras que conheci. Sangue bom, jovem de cabeça, jovem de coração e esse jovem nos fez levar pela emoção.
.....?
Wilson Balaions. Radialista e Jornalista. 06.07.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário