quarta-feira, 11 de julho de 2012

O Vício na Letra “C”!


Conversando com um amigo esse dias, ele me fez a pergunta! Balaions! Você já reparou que a maioria dos vícios que temos começam com a letra C? Eu, não me dei conta, mas, na conversa reparei que é verdade.
Crendices a parte, vamos primeiro esmiuçar o que é vício? Vício (do latim "vitium"), que significa "falha" ou "defeito", é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem. O termo também é utilizado de forma amena, muitas vezes deixando um índice de sua acepção completa. Por exemplo, viciado em chocolate.
Ao contrário do que podemos imaginar o vício nem sempre esta associado às drogas como de costume nos dias de hoje, como no exemplo citado acima, o vício, pode estar relacionado com qualquer outra “mania” de certa forma repetitiva de nós. Um dado interessante é que, “A virtude é quando se tem a dor seguida do prazer; o vício é quando se tem o prazer seguido da dor”, Li essa passagem no Wikipédia.
O Mestre Chico Anísio, uma vez no Programa do Jô recitou um poema em que ele utilizou somente a letra “M” para iniciar todas as frases, que se chama, Mundo Moderno. Quem pôde assistir foi um presente deixado pelo mestre Chico antes de morrer, é realmente impressionante o que a língua portuguesa pode proporcionar, ainda mais na mão, ou melhor, na mente de um mestre.
Voltando então ao título do artigo, vou aqui descrever alguns vícios que iniciam com a letra “C”, tais como: cocaína, crack, cola (de sapateiro), crença, cola-cola (esse tem dois), cigarro, maconha (opa, errou? Não, o nome científico é Cannabis sativa), carros, corrida, cachaça (capirinha, conhaque, campari), cerveja, chimarrão, chocolate, Sal (ah, errou de novo. Será? Esse é o cloreto de sódio).
Enfim, existe uma série de vícios, mas, o que os mais estudados e cultos esperam, é que sejamos viciados em Cultura, bom Caratismo, o vício, afirma a questão do excesso, tudo o que é demais é prejudicial à saúde, sejamos tolerantes!
“Conseguiu criador criar Cosmo, corpos celestiais, crendices concretas, cientistas céticos, cosmopolitas, creditando características comuns, cidadãos crentes? Comumente crianças cabisbaixas cheirando cola, ceifando corpo. Cadê cidadão campeão? Conseguiu criatura curva-se com Criador? Como característica comum cidadão crê, cientista cético contesta criação? Carpe Diem!”
Se ainda fosse vivo, Chico com certeza ficaria cheio de orgulho de mim? Ra, rá. A verdade sempre foi que não existe fórmula para a felicidade, nem para a tristeza, nem para o caráter, somos aquilo que queremos, os sábios dizem isso. Essa semana um casal de sem teto, catadores de papel, acharam 20 mil reais e devolveram aos donos. E, agora....
Wilson Balaions. Radialista. Jornalista. Comunicador. 10.07.2012