quinta-feira, 28 de junho de 2012

Bandido Coração!


Pois é, o Brasil perdeu para a corrupção, não há mais como esconder, a corrupção se instalou em todos os setores da sociedade o que deixa o Brasil mais pobre, mais incapacitado, mais sem educação e com altos índices de violência, motivo esse que vem preocupando demais a população.
Impossível hoje ligar a televisão para ver seu programa predileto sem antes assistir as notícias que chocam a população, violência seguida de corrupção e vice-versa, um dos braços dessa alavancada e crescente situação é a falta de caráter dos criminosos.
Infelizmente hoje, todos aqueles que são pagos com o dinheiro do seu imposto estão envolvidos nessa “empreitada”, acusações, imagens escondidas, denúncias dão o tom de que agora, até policiais civis estão envolvidos nessa modalidade criminosa.
A política brasileira já não é a mesma há muitos anos, a novo código penal parece que esta saindo do papel, fora o mau caratismo daqueles que praticam esse tipo de crime, a polícia que tanto defendo e por diversos motivos esta em descrédito, resolveu agir como aqueles tantos que eles põem na cadeia.
É necessário deixar claro também, que a parcela que comete esse tipo de delito é muito pequena perto do tamanho da instituição e do trabalho que fazem para a sociedade, eu acredito na polícia, tenho vários amigos policiais e acho o trabalho deles de altíssimo risco, se comparado com o salário que recebem.
Aliás, o que é ridículo o salário de um policial no Brasil (não só deles) e tem mais, alguns deputados andam dizendo que não consegue viver com os 27 mil mensais que recebe, mais isso, aquilo e aquele outro.
O governo brasileiro acabara de lançar um pacote de 25 milhões de reais para ajudar na compra de equipamentos e melhorar a qualidade de trabalho dos policiais. Isto posto e melhorando o caráter de alguns, com certeza a credibilidade voltará nas delegacias, quartéis e demais departamentos que envolvem a segurança pública.
Outro dado importante de destacar nesse novo código penal a respeito da corrupção é que: A comissão de juristas que discute a reforma do Código Penal aprovou proposta que criminaliza a corrupção ativa e passiva entre particulares. A pena prevista vai de um a quatro anos de prisão e multa. Atualmente, o texto prevê a conduta apenas quando há agente público envolvido. Isso quer dizer que qualquer tipo de corrupção passa a ser crime.
Todos cobram um país mais moralizado, cada vez mais independente, cada vez mais justo e com distribuição de renda equilibrada, mas com a corrupção agindo em diversos setores, fica impossível ter um Brasil justo, é impraticável. Nos pilares dessa estrutura, como a educação, o que tanto se fala é conseguir atingir os 10% o PIB, já seria um bom começo.
Wilson Balaions. Radialista e Jornalista. 27.06.2012