quinta-feira, 4 de julho de 2013

Wilson Balaions.: Plebiscito ou Referendo, qual é a melhor opção?

Agora, resta o povo acreditar que as mudanças virão e aguardar as propostas do governo. #prafrentebrasil 
http://migre.me/fjcaa Todos devem estar vendo que a classe política e a jurídica brasileira estão em uma batalha para saber qual é a melhor escolha, para que vot...

Plebiscito ou Referendo, qual é a melhor opção?

Todos devem estar vendo que a classe política e a jurídica brasileira estão em uma batalha para saber qual é a melhor escolha, para que votemos as principais reivindicações que o povo vem fazendo nas ruas nas últimas semanas. Primeiro é necessário saber a diferença entre plebiscito e referendo e depois partir para o que realmente queremos mudar.
 
•Plebiscito – Convocado e aplicado antes da criação do ato legislativo ou administrativo; visa à aprovação de uma lei a ser criada;
 
•Referendo – Convocado e aplicado depois da criação do ato legislativo ou administrativo, por meio do qual o cidadão pode ratificar ou rejeitar a proposta de lei; visa à aprovação de uma lei já criada;
 
Vou exemplificar: Plebiscito: O Congresso (Câmara de Deputados) pergunta: Você quer um bolo de chocolate, sim ou não? Se você respondeu sim, aí o congresso vai fazer um bolo de chocolate do jeito que ele quiser, se você gostar ou não, problema seu! Referendo: O congresso já vem com a receita do bolo de chocolate pronta e pergunta: Você concorda com a minha receita do bolo de chocolate? Aí sim você saberá se a receita do bolo é de seu agrado ou não, se não for, ele terá que fazer outra, entendeu?
 
Diante das explicações, devemos agora saber qual é a melhor forma de se votar, referendo ou plebiscito, para que tenhamos mudanças no Brasil.
 
Agora, as mudanças são todas aquelas bandeiras que levantamos nas ruas recentemente, eu particularmente acho que se deve mexer na constituição, fazer uma nova, moderna, atualizada com as nossas condições e realidade de 2013, uma vez que existe algumas propostas de mudanças que só podem ser feitas com a alteração da constituição, que é o conjunto de leis e regras que regem nosso país.
 
Em minha opinião deve ser alterado de imediato o código penal brasileiro, principalmente o que tange a segurança, redução imediata da maioridade penal para 15 anos, prisão perpétua para crimes de assassinato e estupro, fim dos indultos e aumento da pena máxima para 50 anos. Reforma política com a fidelização partidária, a cadeira é do partido, saiu do partido, perdeu. Políticos pegos em corrupção, perda imediata do mandato, dos direitos políticos por 20 anos e cadeia, redução no número de deputados, senadores e ministérios, que os Estados passem a ser independentes, para criarem suas próprias leis em todas as áreas, fim da reeleição, quem quiser se candidato novamente tem que esperar a eleição seguinte, dessa forma acaba os conchavos para que deputados, vereadores não virem ministros, secretários, dando a cadeira a quem estiver “na vez”.
 
E, não pára por aí, tem mais uma série de coisas a ser acrescentadas, como melhorar as condições da saúde e educação, por exemplo.
 
Wilson Balaions, jornalista e radialista. 02.07.2013.
www.wilsonbalaions.blogspot.com, balaions2001@hotmail.com