quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Fingiu de Morto.


O latente crescimento da escalada da violência no Brasil teve dois casos de repercussão imediata no país inteiro essa semana, como também, a sensação de extrema insegurança em um caso e de serviço bem feito em outro.
O mais chocante sem dúvida nenhuma, foi o caso dos jovens cariocas onde a Polícia Militar do Rio de Janeiro prendeu nesta quinta-feira (13) Guilherme Lima Francisco, o "Foca", acusado de participar da chacina que vitimou, no último fim de semana, seis jovens que saíram de casa para ir a uma cachoeira próxima à favela da Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense.
Segundo informações dos familiares e da policia, o principal motivo da morte dos jovens, foi o simples motivo deles serem vizinhos da favela em questão e somente queriam tomar banho na cachoeira vizinha, quer dizer, banalização total da morte no Brasil, os caras hoje matam, pelo simples motivo de cretinice.
Não da mais para viver nessa roleta russa assustadora onde o trabalhador, o jovem, o estudante, enfim, qualquer pessoa, sai de sua casa para fazer seja lá o que quiser e ser morto por andar no bairro onde não vive, tomar banho de cachoeira onde não deve e o pior, muitas vezes o pai de família é morto porque o cara não tem grana para dar ao bandido.
Cadê a reforma no judiciário senhor ministro da justiça, José Eduardo Cardozo? Os governadores dos estados de São Paulo, Rio, Bahia, Piauí, onde a violência alcança índices alarmantes e extremamente preocupantes, devem cobrar do governo federal uma melhor estrutura judiciária eficaz para que os delegados não se matem de trabalhar para prender bandido e assassino e o judiciário calcado em leis arcaicas os soltam.
E isso senhores, deve alcançar todas as esferas, civil, militar, legislativa, executiva, judiciária, sei lá mais qual, roubou, matou, cana véio, sem essa de “habeas corpus”, “abemos chester”, “salve César” e sei lá mais o quê!
Aqui em Sampa, em Várzea Grande Paulista a polícia fritou nove marginais. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, a PM foi acionada na terça-feira (11), após o setor de inteligência da Rota, receber uma denúncia anônima informando o local onde um homem suspeito de estupro seria julgado por um "tribunal do crime" organizado por criminosos ligados a uma facção criminosa, supostamente o PCC.
A ideia desses caras eram matar o estuprador de acordo com as acusações feitas pelo irmão da vitima, uma garota de 12 anos e, depois de perseguições e de um diz que me diz a polícia matou nove acusados.
E, é exatamente isso que a população quer ver, na boa, a polícia bem equipada e matando marginal, o próprio governador Geraldo Alckmin disse: “Quem não reagiu esta vivo”, demonstrando total apoio a ação da polícia.
Agora, isso tudo se reduz com políticas públicas adequadas voltadas para a população, uma melhor distribuição de renda e, estancar de vez a corrupção no país, chega! A população quer ver bandido na cadeia, não na cadeira.
Wilson Balaions. Radialista e Jornalista. 13.09.2012.