quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Wilson Balaions.: Fé & Negócio!

Wilson Balaions.: Fé & Negócio!: Segundo os números da associação que regula as vendas no Brasil, o Natal é a data que mais se vende no país, seguido de dia das mães e das ...

Fé & Negócio!

Segundo os números da associação que regula as vendas no Brasil, o Natal é a data que mais se vende no país, seguido de dia das mães e das crianças.
Mas, ainda, segundo a tradição do cristianismo, por exemplo, é nessa data que as pessoas ficam mais sensíveis, tátil e com vontade de pedir desculpas por tudo, o lance é fazer as pazes para que o próximo ano comece bem e sem inimigos.
Então, é aí que as campanhas de mercado e marketing começam as guerras para lotar seus estabelecimentos comerciais e de certa forma iludir o cliente em potencial para que ele, o cliente, acredite que o produto a ser comprado fará a diferença ou satisfaça sua vontade material.
Já nas diversas igrejas espalhadas pelo país e mundo, a situação é a mesma, só que o produto a ser vendido ou reverenciado é um só, Deus, Cristo, Jesus, Alá, Maomé e seja lá o que cada um acredite ou tenha fé, então, aqui o lance é rezar, pedir para abençoar A, B, ou C, pagar promessas, se confessar e no fim, não esqueça que a sacolinha vai passar, fé é sinônimo de negócio, seja aqui ou na china. Salvo, raríssimas exceções.
Voltando para a esfera pessoal, todas essas pessoas envolvidas no contexto acima, tem suas vidas particulares é claro e que deixa Papai Noel louco de tantos pedidos, espero que Santa Claus, não visite os perfis no facebook dessa galera, porque lá todos são de uma generosidade enorme, são grandes filósofos, salvadores da pátria, tem coração bom. Minha ressalva é que se Papai Noel ler tudo aquilo, vai faltar rena.
Mas, se olharmos para trás, isso é que realmente nos move, a fé, a vontade de viver e a cada dia ser melhor, dar o melhor de si e poder proporcionar uma qualidade de vida e saúde mais leve e agradável.
Lembra-se daquele pedido que nunca veio.... Se eu pudesse mudar o mundo eu faria.....
De modo particular podemos mudar só mesmo as nossas vidas e rumos, nossas escolhas e a forma que achamos ser a mais certa para a vida.
De forma coletiva, devemos optar e apontar quais são as escolhas que pode e deve mudar uma comunidade, cidade, país. É através da ferramenta democrática como o voto, por exemplo, que mudamos nossos futuros, almejamos dias melhores.
Deixo aqui aquele ditado que diz que “dinheiro não trás felicidade” e, completo dizendo que pode até não trazer, mas manda buscar. Como disse anteriormente, cada um acredita naquilo que deve e move e não se deixar levar pelo que se lê ou que se escuta.
Um Ótimo Natal a todos e que nossas escolhas nos façam mais felizes e em paz nessa data e em 2014.
Wilson Balaions. Radialista e Jornalista. 19.12.2013.