sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Falta de Respeito 10, Saúde Zero. Média 5. Passou!


É realmente deprimente as cenas que tanto o Fantástico quanto o Jornal da Record de segunda feira mostraram dando uma geral da situação na saúde do Brasil. Não posso nem falar que as cenas é de deixar qualquer um doente por que é capaz de alguém morrer, como no caso do tiozinho no Rio de Janeiro.
A reportagem da situação dos hospitais e das ambulâncias. Meu Deus. O que é aquilo? E no extremo norte onde são usadas “ambulanchas” que estão mais para “ambulixos” do que qualquer coisa.
Vou confessar que para escrever meus artigos as vezes tenho que usar muito a imaginação, mas para a minha sorte o governo não deixa, nem gasto tantos neurônios, é só ficar atento ao noticiário nacional e, bingo, já sei.
As ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) são bancadas pelo Ministério da Saúde e mais de 1200 estão paradas em pátios das cidades por falta de documentação ou apoio de base logística. A pergunta do repórter foi. “- Então vocês começam a construir a casa pelo telhado?”
Meu! Que baita falta de organização, nós pagamos centenas de milhares de milhões de reais para que esse monte de gente despreparada, desinformada e o pior, desinteressada cuidem dessa logística, que muitas vezes pelo simples fato de atender o paciente, o cara não morre, ele só precisa de socorro rápido.
Teve um bebê que depois de 4 horas foi atendido e teve altaem menos de 10 minutos. O Tiozinho no Rio de Janeiro o hospital não tinha maca para colocar o pobre coitado e quando a família voltou no carro o velho sucumbiu. Uma senhora dada como morta e já estava na geladeira do necrotério do hospital e a filha foi dar tchau para a mãe e a senhora estava respirando, gelada como um presunto é verdade, mas viva.
O governo junto com seus lépidos e destemidos senadores e deputados estão dando um jeito na saúde do Braza, agora a pergunta. Você acha que não vai rolar um novo imposto para nós, já que aumento é de bilhões? De onde virá essa grana? “Se você não acertar, quem ganha é a Carta, má Oe, ai ai”!
O que me entristece é que não vamos escapar de mais um imposto, outros milhares de escândalos serão desencadeados (milhões de reais, vão sumir) e o povo, vai continuar sucateado como a frota de ambulâncias que existe rodando por aí. Pelo menos que se resolvam os problemas de logísticas dos hospitais e documentação para que as novas ambulâncias ganhem as ruas e a população tenha um pouco mais de respeito e dignidade.
Esse país precisa se curar. Se a saúde continuar nessas condições e a educação com a cartilha do MEC, os governantes sempre a serão os mesmos.
Na contramão dessa loucura, a Prefeitura de Guarujá vem trabalhando na construção e reforma de Upa’s, Usafas, Postos de Saúde e Pronto Socorros, concurso público na área da saúde e a aquisição de ambulâncias novas do Samu para assim minimizar o sofrimento da população, trazendo um pouco mais de dignidade aos guarujaenses.
Wilson Balaions. Radialista e Jornalista. 27.09.2011

ABRAÇO. WILSON BALAIONS.