quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Wilson Balaions.: A Cegueira da Visão!

http://goo.gl/jgiwmc: Cego mesmo é aquele que não quer ver, com já diz o ditado popular. Já tem um bom tempo, que profissionais da área da saúde, principalment...

A Cegueira da Visão!

Cego mesmo é aquele que não quer ver, com já diz o ditado popular. Já tem um bom tempo, que profissionais da área da saúde, principalmente, a de nossos olhos, oftalmologistas, me procuram para fazer denuncias de outros profissionais que segundo eles não podem exercer tal função, o optometrista.
De acordo com o que venho ouvindo há mais de três meses, esse profissional realiza o trabalho do oftalmologista, pondo em risco a saúde da visão da população de Guarujá e do resto do Brasil, como um todo, e não existe nenhuma fiscalização por parte da vigilância sanitária a esse respeito.
Ainda, de acordo com as denuncias, uma série de óticas de Guarujá e Vicente de Carvalho, litoral paulista, oferecem esse tipo de serviço para a população, sem o conhecimento científico do oftalmologista e, essa prática ilegal pode gerar uma série de problemas para os pacientes e clientes dessas óticas.
Vou reescrever um trecho que pesquisei na internet e repassar a você leitor: “No Brasil, o Optometrista não pode receitar óculos, pois é caracterizado exercício ilegal da medicina. Existem diversas diferenças entre esses dois profissionais, aqui vão três delas: 1- O médico Oftalmologista é um profissional legalizado e o Optometrista não. 2- Os Oftalmologistas detém por décadas as melhores técnicas para receitar óculos, por isso são considerados os melhores do mundo nesta atividade. Os Optometristas no Brasil sequer possuem um conteúdo programático padrão para o estudo técnico, quanto mais ter Know-how (conhecimento). 3- A receita do óculos pode alterar de acordo com alguma manifestação clínica ocorrer e o único profissional que pode detectar isso como precisão é o Oftalmologista. A Optometria no exterior é legalizada devido ao fato de que lá fora Optometristas e Oftalmologistas são parceiros e sabem dividir muito bem as suas responsabilidades, já no Brasil existe um clima de rivalidade, onde alguns Optometristas consideram Oftalmologistas como inimigos e isso é muito ruim, pois os mesmos não querem ser parceiros e sim profissionais 100% independentes o que tecnicamente é inviável. Então, se você se consultar com um Optometrista estará incentivando uma prática ilegal, portanto cuidado.
Já, outro site diz que: “Para ser um óptico optometrista é necessário possuir diploma de Curso Superior em Tecnologia em Optometria, certificado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). O curso habilita o profissional a trabalhar com o diagnóstico ocular. E, pode realizar algumas atividades como: exames para detectar problemas oculares, mede a estrutura ocular, determina valores querométricos da córnea, analisa o rendimento visual do paciente, entre outros.
Então, o Ministério Público e a Vigilância Sanitária de Guarujá, devem apurar juntos essas denuncias e que façam fazer valer a força da lei, esta é a forma mais certa e correta de defender a população de um mal que pode até causar cegueira pelo uso incorreto do profissional e de óculos com receitas milagrosas. Antes de se consultar, pesquise para saber qual é o profissional adequado a sua patologia.
Wilson Balaions. Radialista e Jornalista. 11.12.2013.
www.wilsonbalaions.blogspot.com, balaions2001@hotmail.com