quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Wilson Balaions.: Zero por Hora!

http://migre.me/fE2Ee É exatamente assim que se encontra o Guarujá, parado! As constantes manifestações nas rodovias e o excesso de caminhões na Rodovia Cô...

Zero por Hora!



É exatamente assim que se encontra o Guarujá, parado! As constantes manifestações nas rodovias e o excesso de caminhões na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, (Piaçaguera) vem trazendo uma sucessão de prejuízos para todos os comerciantes e munícipes.
Por três finais de semanas consecutivos que não vejo mais turistas na cidade, toda vez que se interrompe algo na Rua do Adubo ou até mesmo a “Piaçaguera”, qualquer pessoa demora no mínimo três horas para chegar ao Guarujá, isso, somado ao mal tempo e a onda de frio que atingiu a região, deixou os comerciantes totalmente a verem navios.
Na manhã do dia 29 de julho fui para São Paulo por Santos, uma manifestação contra o valor do pedágio, me obrigou a ficar parado por mais de três horas na Anchieta e, na volta, outra manifestação, agora por trabalhadores do porto, gastei pouco mais de oito horas para ir e voltar da capital.
Essa pouca vergonha tem que acabar, o Porto de Guarujá não pode trazer prejuízos para o morador comum, toda vez que se trava a Piaçaguera, cria-se um gabinete de crise para solucionar um problema que se repete no dia seguinte. Quem são os envolvidos nessas reuniões, por acaso, o presidente do clube de dirigentes lojista participa, o presidente dos bares, restaurantes e similares também?
Esse mundaréu de pessoas envolvidas nessas reuniões não pararam para pensar em nenhum momento que a falta de ação imediata esta falindo estabelecimentos na cidade? Cadê o turista gastando nos restaurantes, bares, postos de gasolina, hotéis, pousadas, farmácias, enfim, ninguém esta vendo porcaria nenhuma? Vocês vão a reuniões em gabinetes de crise para fazer o que então?
Nesse lugar esquecido de Deus, Guarujá, não teve nenhum governante que pudesse no mínimo perceber que um dia o porto iria crescer? Que, essa quantidade absurda de containers e as altas safras de grãos, travariam as estradas, justamente por não termos malha viária suficiente para escoar essa matéria prima. Até onde vai o cérebro dos governantes que sentam nas cadeiras mais importantes das cidades desse Estado que não puderam perceber tal situação e agora se encontram em gabinetes de crise para solucionar o NADA.
É necessário que os governantes daqui tenham força e garganta para garantir no mínimo o direito de ir e vir do cidadão, turista, moradores e por aí vai. Porque os governos estadual e federal não se unem para investir em larga escala na ferrovia que corta as cidades de Guarujá e Santos e criar uma gigantesca área de escoamento de grãos e containers no planalto, de preferência nas imediações do Rodoanel para que esses caminhões não precisem descer a serra?
Enquanto isso, a cidade de Santos que recebe investimento do Governo Federal por ter o porto em seu nome, torna-se a sexta (6), melhor cidade de se viver no Brasil, a terceira (3) do Estado, pelo índice de desenvolvimento humano dos municípios, (IDHM) e, Guarujá é a cidade de número 526, com um orçamento de mais de um bilhão por ano.
Com esses números, só posso dizer que sucesso administrativo não é algo está muito errado por aqui.
Wilson Balaions. Jornalista e Radialista. 30.07.2013.
www.wilsonbalaions.blogspot.com, balaions2001@hotmail.com