quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles!

 
Como assim? Lição de casa agora? Esta semana resolvi escrever sobre o comportamento humano, então, vou crer que é sim lição de casa, mas a aula é sobre o comportamento.
Você que esta lendo, esta bravo, inquieto, anda jogando coisas pelas ruas, não, com certeza não, afinal, meus leitores, creio eu, não são sujos e imundos.
O período de férias é quando eu mais percebo a qualidade das pessoas que aqui visitam, fica evidente que nós, digo humanos, de uma maneira geral ainda somos indisciplinados, também não sou uma rara exceção que não faço bobagens, as faço sim, mas, com menos frequência, será?
Ontem (dia 8), resolvi dar uma conferida na qualidade das praias, ou melhor, nas condições das praias, Pitangueiras, Astúrias e Tombo, meu pai do céu, o que era aquilo, parecia que toda sujeira do Rio Tiete veio parar aqui, pensei, caracas, limparam o lixão e eu não sabia, estavam as três praias um horror. Meu! Esse povo gosta mesmo de praia ou de chiqueiro? Qualquer porco que olhasse a cena, ficaria com nojo.
Já tem um tempo que escrevo sobre esse tema, mas agora, parece que piorou muito, qual a solução. Verão é época de alegria, férias escolares, pegação, azaração, muita corrida, suor e sujeira, bem pior né, sujeira e junto dela quem vem, quem adora aparecer no verão, a dona chuva, então diante do descritivo já sabem o resultado disso tudo.
As pessoas quando chegam à praia de manhã como a encontram, suja? Não, claro que não, a encontram limpinha da silva, uma joia, novinha em folha, mas, os imundices futebol clube logo chegam e detonam a pobre coitada, no fim da tarde esta ela lá toda suja, pisada, sacaneada. Isso porque os catadores de latinha dão uma colaborada forte, caso contrário, seria bem pior.
E tem outra! Essa sujeira se transfere para as ruas, os garis limpam, limpam e nada adianta. Oh gente qual que é hein, vá sujar a sua casa, seu quintal, sua cidade, se eu fosse o responsável pela limpeza de ruas e praias eu as deixaria sujas só para esse bando de “mundiça” ficarem onde merecem, na sujeira ou então iriam embora, que nos faria um grande e valioso favor.
Agora me perguntam, esta bravo? Não, chocado com o comportamento de certos intrusos, como pode uma pessoa sair do sossego e do conforto de sua casa, para vir aqui encher nosso saco com buzinas e sujeira.
Eu adoro viajar, conhecer lugares novos e meus pais me ensinaram a não jogar sujeira no chão, sempre dentro do carro, procurar uma lixeira, guardar no bolso e depois descartar. Aqui não acontece isso, eu uso uma tática que é quase infalível, quando vejo alguém jogando a sujeira em qualquer lugar que não seja o lixo, logo falo! Amigo(a), olha, você deixou cair de sua mão e aponto para o papel/sujeira, algumas pessoas envergonhadas se abaixam e pegam, outras, nem se incomodam e algumas até xingam.
Então é isso meu povo. Campanha: “Você deixou cair”, quem sabe poderemos ter uma cidade mais limpa e as nossas praias o motivo de nosso orgulho!
Wilson Balaions é radialista e jornalista. 09.01.2013
www.wilsonbalaions.blogspot.com,balaions2001@hotmail.com