quinta-feira, 27 de junho de 2013

Wilson Balaions.: B-R-A-S-I-L!


Precisamos tentar todas as saídas para que tenhamos um país mais justo, separá-lo, pode ser uma delas. Pense nisso!
http://migre.me/fcIZI Enlouquecido para ver esse país deslanchar de vez para que eu possa ter os melhores quatro anos de minha vida, me reportei lá no ano de 20...

B-R-A-S-I-L!

Enlouquecido para ver esse país deslanchar de vez para que eu possa ter os melhores quatro anos de minha vida, me reportei lá no ano de 2009 quando estava na cidade de Tubarão- SC e conversava com um amigo, sua esposa e um pequeno grupo de portugueses que aqui à época trabalhavam.
Um deles, entusiasta pelo Brasil me contava as mil maravilhas que descobriu na Terra que seus antepassados colonizaram e para cá trouxeram o estilo europeu e junto com ele as “maravilhas” que lá tinham.
Pois bem, na seriedade da conversa ele me disse que o Brasil é um país promissor e que tem jeito, resta-nos, tirar do governo os cânceres que lá estão e algumas múmias também, tipo aqueles que nunca saem, mas, um dia morre.
Eu na minha humilde opinião disse a ele que o Brasil só tinha um jeito de ser bom; dividindo o país de uma vez por todas. O Portuga indignado não concordou e disse que isso era bairrismo meu e que os estados menos favorecidos morreriam de fome e não teriam dinheiro para se sustentar, então, eu disse a ele! E, desde quando eles têm dito privilégio, o norte e nordeste estão nessa situação porque os governantes são todos “Canalheiros” ou “Sarneyzeiros”, por isso se encontram em tal situação.
E, aqui não é muito diferente, o que difere não é a condição social em que vivemos e, sim um pouquinho a mais de conhecimento (educação), por parte da população e das pessoas que ajudam a desenvolver o estado/país.
Tenho por costume querer ajudar as pessoas, mas como posso fazer isso sem condições? Então, só posso ajudá-los se eu tiver total condição para tal, ao contrário que fez o ex-presidente Molusco que ofereceu ajuda a um país que não me lembro de mais de um bilhão de reais, enquanto, o povo nordestino, o sertanejo morre de sede, babaca, trouxa, quer fazer carnaval com o confete dos outros e, a nossa digníssima presidentA fez o mesmo recentemente, oferecendo ajuda de 600 milhões para um outro país.
Não quero aqui ser egoísta, mas, onde não cabe a minha mão, não posso calçar as luvas, acredito sim que os estados independentes seria uma ótima saída para a erradicação quase que por completa da corrupção, porque fica mais fácil fiscalizar e a quantidade de dinheiro que se gasta com senado, congresso e ministérios não existiria mais – extintos.
Cada Estado já tem as suas assembleias legislativas e suas prefeituras, alinha-se os poderes e desta forma o povo mais perto consegue resultados melhores. Apesar da crise, porque Portugal é um ótimo lugar para se viver? Por que é pouco maior que o Estado de São Paulo.
Claro que esse assunto é de extrema discussão e bem polemico, mas, talvez seja a saída para o Brasil, que já teve uma vitória do povo essa semana com a PEC37. Precisamos ser grandes não só no tamanho, mas na condição!
Se eu não sonhar, eu não cresço, eu não conquisto, muito menos corro atrás!
Wilson Balaions, radialista e jornalista! 26.06.2013
www.wilsonbalaions.blogspot.com, balaions2001@hotmail.com