quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Guarujá. Tente novamente dia 28!

 
A cidade de Guarujá, 85 quilômetros da capital paulista, vive uma nova fase em sua política. Pela primeira vez na história as eleições serão decididas no segundo turno no dia de 28 de outubro.
A atual prefeita Maria Antonieta de Brito terminou a apuração oficial com 49.65% dos votos válidos, isso quer dizer que ela ficou a 617 votos de vencer o pleito no primeiro turno, seu principal adversário, candidato Farid Madi, alavancou 35,34% dos votos válidos, adiando assim a corrida rumo ao Paço Municipal Maocir dos Santos Filho.
Outro dado interessante na corrida à cadeira do executivo, é que dos 219.211 eleitores, (dados TRE), 15,88% não compareceram as urnas, isso quer dizer que pouco mais de 34 mil pessoas não se interessaram em eleger a prefeita (o).
Os matemáticos estão com os lápis e canetas nas mãos fazendo contas, as calculadoras espalhadas e as contas não param. Para se ter uma ideia dessa eleição, os outros sete candidatos juntos, somados ainda com brancos e nulos totalizam 38.912 votos, mais os ausentes, temos um universo de 72.912 votos.
Apesar da vantagem de quase 25 mil votos para Antonieta, no meu ver as alianças serão necessárias, como todos dizem, política não se ganha sozinho, se conquista em grupo.
Esta lançada à sorte e as estratégias dos adversários políticos já estão nas ruas, mídias sociais, internet, jornais, panfletos, cavaletes e por ai vai.
Eu como amante inconstitucional da Paz e das pessoas de bem, tenho certeza que vou me decepcionar. Isso não quer dizer que candidato A é mais bonzinho que o B e vice-versa, é que esse jogo de empurra faz e sempre fará parte da política, isso é no país inteiro.
A guerra ao voto vai haver muitas intrigas, mentiras, xingamentos, acusações, aquele diz que me diz, eu faço, eu aconteço, eu construo, eu inauguro. Vixi!
Claro que o bacana disso tudo no meu ver, são as propostas, a conquista desenfreada do voto, o ideal político de cada um, o modo de falar, o trato e o tato com o eleitor, a inversão da opção do eleitor, aquele sorriso, tipo, “ganhei o voto”,isso para mim é muito gratificante.
Semana passada eu escrevi, se atentem as dicas do TSE, pesquise o passado de seu candidato, analisem sua moral e ética, sua conduta, se opera bem o dinheiro publico, aplicando nas áreas mais necessitadas, investindo nas secretarias o que é proposto por regra, por razão de porcentagem.
E, por fim! Lutem por seu ideal, não briguem. Só mais uma coisa. Gari é um trabalhador para fazer a limpeza urbana, não juntar lixo eleitoral de assessor de candidato porco, não sujem as ruas, afinal, a ficha limpa tem que vir de casa.
Wilson Balaions. Radialista e Jornalista. 09.10.2012
www.wilsonbalaions.blogspot.com,balaions2001@hotmail.com