quinta-feira, 13 de junho de 2013

Wilson Balaions.: O Brasil de Poucos!

http://migre.me/f03Ix: Com o inicio da Copa das Confederações, vamos começar a mostrar um Brasil de poucos, um Brasil para Inglês ver, mascarado e maquiado com es...

O Brasil de Poucos!

Com o inicio da Copa das Confederações, vamos começar a mostrar um Brasil de poucos, um Brasil para Inglês ver, mascarado e maquiado com estádios vultosos que nem de longe nos faz remeter um país digno de tal esplêndido. Um país onde uma boa parcela da população quer ver, festeiro, alegre, cheio de turistas invadindo hotéis e lojas.
“Esse país que canta e é feliz”, vai fazer rolar os dólares dos gringos em vários bolsos de lojistas, taxistas, restaurantes, esses dias eu vi uma matéria no jornal em que o garçom estava eufórico para “gastar” seu inglês com os gringos, ensandecido para dizer, “thanks mister”, (obrigado senhor).
Para ser bem sincero, quero sim que dê certo a Copa das Confederações e a do Mundo 2014. Poxa, sou brasileiro e tenho a obrigação de torcer para que essa nossa engrenagem tupiniquim funcione de vez, mas, confesso que não consigo ter o mesmo entusiasmo e a mesma vibração.
Sejamos um pouco realistas, se algum gringo se machucar onde será atendido? No chão dos hospitais, porque o que vemos na saúde do Braza é algo de estarrecedor, e o sistema viário? Nem de jegue resolve. Aeroportos, esses não preciso comentar, fora a segurança que esta um lixo, uma roubada atrás de outra, assassinatos, matança desenfreada e os assaltos, “Imagina a Festa”.
Como sempre, vamos tapar o sol com a peneira, todos esses casos vão virar estatísticas e a porcentagem de pessoas que se ferrarão será mínima com o sucesso da Copa das “Cãofederações”, vai ser um late e morde de tudo quanto é lado.
O deputado federal Romário, o baixinho, já adiantou... “Vai ser a maior roubalheira da história desse país as copas que estão por vir”, disse ele. Também pudera, imaginem a quantidade de aditamentos que serão feitos, nesses casos não precisa ter concorrência, vai ser uma gigantesca máquina de lavar dinheiro, digna de deixar o filho do Lula e aquele deputado, João Alves de Almeida, envolvido no escândalo dos anões do orçamento, que ganhou na loteria mais de 200 vezes de queixo caído.
Bom, então é isso, iremos mostrar um Brasil que não existe, tanto dentro quanto fora de campo, o Felipão acha que está bom, e os governantes também, então tá né?
A mística camisa 10 vai ficar “DEZmoralizada”, “DEZrespeitada”, “DEZnaturada”, “DEZfigurada”. Não sei se fui muito realista ou pessimista, mas, hoje não tenho motivos nenhum para me orgulhar de meu país. Me desculpem!
Wilson Balaions, jornalista e radialista. 11.06.2013
www.wilsonbalaions.blogspot.combalaions2001@hotmail.com