quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O paulistano paga a conta, pode deixar!


Os incansáveis criadores de leis e taxas da cidade de São Paulo lançaram mais uma e fazem com que a capital paulista não vá bancarrota, devido ao gerenciamento errôneo que os próprios governantes dão a maior cidade do país, dessa forma o paulistano vai pagando a conta, credo!
Os munícipes de Sampa receberam a notícia na semana passada que foi criada uma lei em que as calçadas ou passeios “públicos” tem que estar em bom estado de conservação, caso contrário o morador será multado pelo desleixo.
Porque será que as coisas caminham sempre na contramão do que deveria? Veja só, se o espaço da calçada é público e quem deveria fazer e cuidar é a municipalidade porque a conta vai para o morador?
Como o próprio nome diz, é passeio público. Então a prefeitura faz um acordo com a população que é o seguinte. Escuta aqui população, como já não temos mais o que inventar, criamos essa lei para que vocês paguem as nossas despesas, beleza?
A partir de uma determinada data, toda calcada “pública”, deve ser reparada, reformada ou construída por conta do morador diretamente ligado àquele espaço, caso contrário, será aplicada uma multa de quatrocentos e vinte seis milhões de dólares. Pronto! A prefeitura não gastou nenhum real e ainda arrecada algum. Você paulistano que esta lendo esse artigo, essa lei esta valendo? 
Mas de fato, se a prefeitura de São Paulo tivesse respeito ao munícipe, já teria feito no desenho urbano, calçadas enormes e largas, para que tanto as árvores como os pedestres tenham espaço suficiente, como em alguns países do velho mundo e arcaria com todas as despesas, ao invés de ficar cobrando do munícipe. E também por outro lado, se o munícipe tivesse respeito ao próximo, não precisariam multas e fiscais. Fora a acessibilidade que é lei federal.
Agora eu pergunto a você paulistano. Você ainda paga a taxa de iluminação e lixo? São Paulo foi considerada a 14º cidade mais cara do mundo par se viver e o morador tem sua calçada que é um lixo e apagada para que o vizinho não sinta vergonha.
Em pesquisa mostrada no Jornal Nacional no último dia 22 sobre a qualidade de vida em 26 cidades do mundo, São Paulo, ficou em penúltimo lugar em segurança, transporte, infra-estrutura, saúde e custo de vida.
Prefeito Kassab, já que são criadas essas leis absurdas, porque não empregar essa grana em construções de enormes piscinões, galerias de águas, desassoreamento dos rios, córregos, canais e afins, pensa comigo! Do que adianta ter uma calçada muito bem cuidada e novinha, se na hora da enchente, essa obra de arte vai ficar submersa? Bom, pelo menos ninguém tropeça né?
Uma nova modalidade esportiva esta nascendo em Sampa. Caça a calçada submarina na terra da garoa, quem achar um ladrilho perfeito, ganha um assalto na Marginal Pinheiros. Aloha.
Wilson Balaions. Radialista e Jornalista. 22.11.2011