quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Wilson Balaions.: Segurança no Ar!

Wilson Balaions.: Segurança no Ar!: Com o aumento das companhias aéreas no Brasil a atenção com a segurança nas aeronaves é uma preocupação constante, manutenção nos motores...

Segurança no Ar!


Com o aumento das companhias aéreas no Brasil a atenção com a segurança nas aeronaves é uma preocupação constante, manutenção nos motores e equipamentos é de prioridade alta nesse caso, mas, o treinamento dos profissionais que trabalham neste meio, também é um fator que aumenta em muito a segurança de todos.
Um item que chama muito a minha atenção é em relação aos fumantes, verdadeiros bombardeios com avisos e alertas por parte da tripulação do avião chamando a atenção desse tipo de passageiro para que o mesmo não acenda um cigarro no ar.
Em conformidade com a lei federal vigente no país, essa prática é expressamente proibida dentro de aeronaves em pleno voo. Mediante de tais fatos e com a explícita proibição, mesmo assim, ainda existem pessoas que não respeitam tal regra.
Semana passada em uma viagem para Florianópolis, Santa Catarina, fiquei pasmo ao ver que apesar de toda essa onda de informação alertando para que não se fume em aviões, percebi um cinzeiro instalado na porta do banheiro, ora, se é proibido, todos sabem do risco que é fumar no avião e com toda a informação necessária, eles instalam cinzeiros nas portas dos banheiros?
Achei um contrassenso e um pouco lusitano por parte da companhia aérea essa prática e postei no twitter a seguinte pergunta: “Se sabemos que é proibido fumar em aviões, o porquê, dos cinzeiros?”.
Um amigo que trabalha como comissário de voo me respondeu que essa atitude em ter os cinzeiros serve para que o contraventor não derrube o avião ao praticar o ato de fumar no ar.
Ele completou dizendo que ao se flagrar o retardado que fuma esse idiota para apagar o cigarro usa o cinzeiro, desta forma, a chance desse imbecil de jogar o cigarro no cesto de lixo é bem reduzida, não ocasionando incêndio dentro do banheiro da aeronave.
Dois casos desses já aconteceram em seu turno de trabalho, o mais recente, uma senhora fumava dentro do banheiro e ao sentir o cheiro de fumaça, ele, na condição de comissário de voo, chamou a atenção da pecadora e deu uma bronca naquela que por seu vicio, poderia derrubar a aeronave, reportou o incidente para o comandante que é a autoridade máxima no avião, o mesmo deu voz de prisão e a fumante foi presa pela polícia ao sair do avião.
Pode até parecer exagero para alguns, mas, segundo esse amigo, essa prática é muito comum em voos longos, principalmente, e o fumante não imagina o risco que ele põe todos que estão a bordo da aeronave, não é uma simples questão de cheiro e fumaça e sim, segurança geral de todos.
Na mesma proporção é a situação que se for pego em uma blitz de polícia e caído no bafômetro, é sabido que não pode, mas, faz. Realmente precisamos muito crescer intelectualmente e pensar de forma muito mais coletiva.
Wilson Balaions. Radialista e Jornalista. 28.11.2013.