sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ilha de Lósti! (Lost)


Lost foi uma premiada série de televisão estadunidense de drama e ficção científica que seguiu a vida dos sobreviventes de um acidente aéreo numa misteriosa ilha tropical, após o avião que viajava de Sydney, Austrália para Los Angeles, Estados Unidos cair em algum lugar do Oceano Pacífico. A série teve um estilo único que seguia dois tipos de histórias não ligadas entre si: primeiro, a luta dos 48 sobreviventes do desastre para sobreviver e viver juntos na ilha, e segundo, a vida das personagens principais, antes do desastre, através de retrospectivas pessoais. Fonte. Wikipédia.
Saindo da ficção cientifica para a nossa realidade, Guarujá, Brasil, esse feriado prolongado serviu de vestibular para a temporada de verão que esta se aproximando.
Uma vez escrevi aqui que a quantidade e a qualidade das pessoas que vieram passar as festas de fim de ano na cidade, que mais parecia um grande chiqueiro, me perdoem os porcos, é decadente. Gente, onde esse povo quer chegar? Eu como morador vi a praia ao final de cada dia ensolarado que tivemos uma sujeira só. Lembro até que escrevi que a prefeita da cidade, é prefeita e não veterinária para cuidar desse bando de porcos que para cá vieram.
Críticas não faltaram, pelo contrário, sobraram. As pessoas que vem para curtir férias, também vem para brigar, discutir no transito, filas, ficam estressadas, são muito mal educadas, caramba, porque saiu de casa então, para vir aqui encher nosso saco?
E, infelizmente a questão da segurança pública teve reflexo na orla da praia, principalmente. A ação de trombadinhas é de deixar qualquer cidadão apavorado, no meu círculo de amigos fiquei sabendo de dois roubos, um de correntinha de ouro e outro de celular, além de uma tentativa de roubo na faixa de areia de Pitangueiras em que a população pegou o bandido e seu comparsa e encheram os caras de porrada até chegar a polícia e, pelo que me disseram, não apanharam pouco.
A solução para isso parece não ter fim, o secretário de segurança pública do Estado de São Paulo pediu exoneração do cargo tamanha à pressão, qual é a fórmula, “Nova Iorque contra o crime”, tolerância zero? Roubou, matou, morre? Alto, quem vem lá! Não respondeu, leva bala? Acordo entre a facção criminosa e o governador para alcamar os ânimos? O que seria o fim do mundo para o cidadão de bem que paga seus impostos e não pode andar com uma correntinha de ouro e um celular na mão no calçadão de uma cidade praiana.
Então, a comparação que fiz com o seriado americano é bem isso, cada um por si e Deus por todos, porque, viver no Brasil esta complicado, já não basta a excessiva carga tributária em que nós somos obrigados a pagar, a série de escândalos envolvendo mensalões, mensalinhos, desvio de dinheiro público, que chega a mais de 200 bilhões por ano e ter ainda que se preocupar com a segurança pessoal?
Pois é amigos, acho que deveríamos chamar os super amigos, porque lá nos Estados Unidos, o Batman, Robin, Super Homem não tem tanto trabalho assim, segundo estatísticas, a cada 9 horas e 34 minutos morre uma pessoa no Brasil, nos EUA, a cada 33 horas.
Vou pegar meu visto para ter a chance de viver pouco mais 22 horas na Terra do Tio Sam, “Meo Deos”.
Wilson Balaions é radialista e jornalista. 21.11.2012