quinta-feira, 28 de março de 2013

Wilson Balaions.: Rock’N’Roll além de um ritmo, um estilo!

Wilson Balaions.: Rock’N’Roll além de um ritmo, um estilo!: O Rock and Roll (conhecido como Rock'n'Roll) é um estilo de musicalidade que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 40 e início...

Rock’N’Roll além de um ritmo, um estilo!

O Rock and Roll (conhecido como Rock'n'Roll) é um estilo de musicalidade que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 40 e início dos anos 50, com raízes na música Country, Blues, Rhythm and Blues e música gospel e rapidamente se espalhou para o resto do mundo.
 O instrumento mais comum neste estilo é a guitarra, além dela, as bandas são formadas por um contrabaixo, (após 1950, um baixo elétrico) e uma bateria. Nos primórdios do rock and roll também se utilizava o piano ou o saxofone frequentemente como instrumentos bases, mas estes foram substituídos ou suplantados geralmente pela guitarra a partir da metade dos anos 1950. (Fonte: Wikipédia).
Verdadeiros mitos apareceram através desse ritmo que em pouco tempo ganhou o mundo e milhões de adeptos. Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, o rei do rock, Elvis Presley, os meninos de Liverpool, Os Beatles foram alguns nomes que protagonizaram a gritaria geral através do som das guitarras e baterias, esses, inconfundíveis aos ouvidos de um bom e clássico Rock’N’Roll.
Esse jovem senhor de pouco mais de 63 anos, foi ainda o grande culpado para que milhares de centenas de bandas fossem criadas ao redor do mundo, levando o estilo musical até os suas casas e bairros, a proliferação é total. Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, o berço do Rock, no meu ponto de vista é a Inglaterra.
Tive o prazer de vivenciar por quatro anos essa tendência na Terra da Rainha, que tanto apaixona e cega, ou melhor, ensurdece àqueles que não cansam de ouvir e idolatrar o estilo e a banda preferida.
Na minha humilde opinião os anos 80 e 90 foram os mais importantes na história do rock, talvez, porque foi quando eu comecei a ouvir o rock, Gun’s, Nirvana, Red Hot, Iron, ACDC, Alice Cooper, Green Day e tantos outros.
No Brasil a proliferação começou com Erasmo, Pepeu, Rita Lee, o inesquecível Raul Seixas, Os Paralamas, Legião, Capital Inicial, a cidade de Brasília foi o grande cenário do Rock’N’Roll nacional, recentemente, a Baixada Santista perdeu um grande nome do rock nacional, o líder do Charlie Brown JR, o vocalista Chorão, enfim, existem inúmeras bandas no mundo que sempre vicia e enlouquece alguém ao som da bateria e um solo de guitarra.
Aos jovens dos dias de hoje fica a lição, as dicas, as tendências que tanto envolvem esse estilo musical e de vida. A forma de vestir, roupas escuras, óculos de sol, anéis, tatuagens, bandos, turmas, trupes, enfim, um estilo de vida que é adotado para diferenciar o roqueiro dos demais.
Aos jovens, que vocês tenham a sorte que eu tive em ouvir ícones com Raul, Herbet Viana, Renato Russo, Cazuza e os gringos.
Rock’N’Roll não se mistura, se amplia.
Wilson Balaions. Radialista e Jornalista. 25.03.2013