quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Wilson Balaions.: Sem açúcar, sem sal!

http://goo.gl/1rkTdl Essa foi a semana de opostos no Brasil, primeiro foi o incêndio considerado o maior na história do porto de Santos, no dia 18 de outubro,...

Sem açúcar, sem sal!


Essa foi a semana de opostos no Brasil, primeiro foi o incêndio considerado o maior na história do porto de Santos, no dia 18 de outubro, onde mais de 180 mil toneladas de açúcar foi destruída e a outro foi o leilão da bacia de Santos, chamado campo de Libra, na camada do pré-sal.
No Porto de Santos, de acordo com os bombeiros mais de 60 homens trabalharam no combate ao incêndio onde quatro homens se feriram com queimaduras de segundo e terceiro graus, mas, nenhum deles corre o risco de morrer. Foi necessária a ajuda de um helicóptero e mais de três horas de trabalho intenso.
Sem duvida nenhuma o grande impacto nesse incidente, além dos armazéns totalmente destruídos, é o aumento no preço do produto que já foi refletido na bolsa de valores, em Nova Iorque o aumento foi de 2,3% e, em Londres 3%, o Brasil é o maior produtor de açúcar no mundo com 23%.
Ainda, segundo informações a área atingida foi de 40 mil metros quadrados, e é propriedade da Copersucar, maior exportadora de açúcar do Brasil. Segundo a empresa, 180 mil toneladas do produto foram perdidas, o que corresponde a um prejuízo de R$ 78 milhões.
O outro assunto que deu o que falar foi o leilão do campo de Libra da camada do pré-sal na bacia de Santos. O consórcio formado pelas empresas Petrobras, Shell, Total, CNPC e CNOOC arrematou no dia 21 o campo de Libra e saiu vencedor do primeiro leilão do pré-sal sob o regime de partilha, isso significa que parte do petróleo extraído fica com Governo.
Único a apresentar proposta, o consórcio ofereceu repassar à União 41,65% do excedente em óleo extraído do campo, percentual mínimo fixado pelo governo no edital.
*A Petrobras terá a maior participação no consórcio vencedor, de 40%. Isso porque, embora a proposta aponte uma fatia de 10% para a estatal, a empresa tem direito, pelas regras do edital, a outros 30%. A francesa Total e a Shell terão, cada uma, 20%. Já as chinesas CNPC e CNOOC terão 10% cada.* (Fonte: Portal Globo.com/G1).
Apontado pelo governo PT como vendedor do Brasil as empresas estrangeiras, o PSDB de vidraça virou pedra e ataca o governo petista com a mesma moeda, dizendo que o partido esta partindo o Brasil, deixando as diferenças sociais cada vez maiores entre as classes sociais, o PT se defende dizendo que no sistema de partilha, que é esse caso, o governo sempre terá controle e comando na situação.
Quem não sabe como será seu fim de semana  doce ou salgado é a prefeita de Guarujá, que essa semana será votado no Supremo a sua permanência ou cassação frente a prefeitura da cidade. Será que uma pizza doce cairia bem?
Wilson Balaions é jornalista e radialista. 24.10.2013.