quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Situação de Momento: Desfavorável!

 
É assim que se encontram algumas lideranças e instituições no Brasil há pelo menos seis meses e se intensificaram nos últimos dois meses, são eles, a cúpula do PT, a polícia paulista e time do Palmeiras.
Dada a necessidade de mudança comportamental e o status de desfavorável para favorável, o que percebi foi a total confiança, tipo aquelas, “comigo não acontece” e, aconteceu.
O mais gritante caso de repercussão nacional, todos são, mas vou colocar em escalas como listei acima, é o da cúpula do PT, liderados por José Dirceu e José Genoíno, (nomeei esses dois por serem mais conhecidos), condenados pelo crime da ação penal 470, conhecido também como mensalão, no caso de Dirceu a sua pena é de dez anos e dez meses de cadeia.
A parte aqueles que acham que isso é verdadeira patacoada, que a corrupção não existiu ou ainda tem muito nome que não apareceu e nem vai aparecer, o sentimento de punição aos culpados no Brasil existe, e o brasileiro, dito, cidadão comum, vê sua dignidade posta à prova, com a prisão de todos os 25 condenados pelo Supremo Tribunal Federal, (STF).
Não me cabe diagnosticar se essas pessoas são ou não culpadas, mas, se existe uma condenação dessas pessoas por parte de um colegiado de ministros aptos a dar tal condenação, então, eu entendo que são culpados e devam pagar pelos seus erros e crimes.
Descendo da esfera federal para a estadual, o que aconteceu em Brasília com a punição dos envolvidos é o resultado que a polícia paulista encontra nas ruas de São Paulo. Crimes de corrupção, desvio de verbas, obras superfaturadas são os principais agentes do falta de estrutura nas polícias brasileiras, como também nas escolas, creches, hospitais e por ai vai.
Não é novidade para ninguém que essas ações estão interligadas, por ano no Brasil são desviados mais de 200 Bilhões de reais, dinheiro suficiente para começar a suprir a falta de aparelhagem e equipamentos em hospitais, escolas e a polícia.
Todo mundo sabe que a escola e a segunda casa da criança e do adolescente, que é um lugar onde se deve aprender a ler, escrever, respeitar as pessoas, saber seu exercício de cidadania e, não o que vemos diariamente nos noticiários, produzidos por alunos cada vez mais delinquentes, por conta de uma instituição falida e sem gerenciamento público adequado.
Os ataques a policiais é o total reflexo dessa baderna, os caras são pais de família que estão lá, aqui, acolá, nas ruas para nos proteger e quando podem ter um dia de folga, muitos não tem por conta dos bicos para complementar a renda, são mortos no dia em que tem opção, descansar, mas não eternamente como esta acontecendo.
Já no time do Palmeiras é basicamente isso que acontece, desorganização, falta de planejamento, não ter uma liderança em que ponha as coisas em dia e o time possa dar resultados positivos dentro de campo e, ainda mais para piorar, alguns se dizem torcedores, fazem ao contrário, jogam pedras, depredam, põe fogo, ameaçam os jogadores e dirigentes, resultado, acho que já sabemos!
Wilson Balaions é radilista e jornalista. 13.11.2012
www.wilsonbalaions.blogspot.com, balaions2001@hotmail.com