quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sede de Viver.

 
É sempre bom lembrar que a corrupção afunda esse país todos os dias e vou ser bem chato nesse assunto, vemos na TV notícias sobre corrupção que sempre prejudica os mais necessitados, sempre, sem exceção.
A reportagem da TV Globo no programa Fantástico domingo passado sobre a transposição do Rio São Francisco que já se arrasta há cinco anos, é a prova fiel de que a falta de planejamento é o principal fator para se forjar um processo, ou melhor, mascarar um projeto de construção.
O sertanejo do interior do nordeste sobrevive à seca há ‘zentalhões’ de anos e, toda estação de chuva é a mesma coisa, reza-se o dia inteiro, pede-se a São Judas Tadeu, faz-se a dança da chuva e, nada. Mais de dois anos e nada.
Projetada para ser o milagre das águas, a transposição do Velho Chico orçada inicialmente em pouco mais de quatro bilhões de reais e conclusão da obra para o final de 2012, opa, quando? Pois é, era para o final de 2012, agora só daqui a três anos, enfim, já se gastou mais de oito bilhões e a obra ainda nem chegou a sua metade, isso mesmo, já se gastou o dobro e nem na metade chegou. Mas poderia ter gastado o dobro e a obra concluída, não poderia? Poderia se nós não vivêssemos no Brasil.
O Conselho Nacional de Pecuária de Corte estima que o Nordeste perdeu 12 milhões de cabeças de gado por causa da seca ao longo dos anos. Metade morreu e a outra metade foi abatida antes da hora ou mandada para outras regiões. Se levar em consideração que na média temos 600 quilos de carne por cabeça, já imaginou quantos churrasquinhos deixamos de fazer? Quantas pessoas poderiam ser beneficiadas? Isso sem colocar nessa conta a quantidade de vacas que morreram, além da carne, ficamos sem o leite, a manteiga, o queijo e por ai vai.
O Tribunal de Contas da União, TCU, estima que mais de 770 milhões de reais foi desviado dessa obra. Caramba, tem gente morrendo de fome, de sede, além do gado que sofre e agoniza com a seca na área rural, mas, em compensação tem os urubus se farturam e juntamente com eles, os abutres do orçamento e planejamento furado.
Os animais comem xique-xique, uma espécie de cactus, queimam a planta, mas não muito para não perder a água e o animal disputa cada pedaço ainda quente.
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, deu uma entrevista e disse por que a obra ficou mais cara: Ministro: “O projeto básico foi concluído em 2001. Esse projeto básico serviu de base para licitações. E os projetos executivos foram desenvolvidos ao longo da obra. Ocorreu uma grande discrepância entre o projeto básico e o projeto executivo da realidade encontrada em campo”.
Isso quer dizer assim: Vai lá, começa a obra e depois vamos fazendo ajustes necessários. Ajuste necessário é uma ova, ajustes necessários devemos fazer nas cabeças desses abutres selvagens que se beneficiam em tudo e deixam a carniça é para o povo. Morri...... de vergonha.......!!!!!!
Wilson Balaions é jornalista e radialista. 23.01.2013