quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Wilson Balaions.: Reflexão!

http://goo.gl/FpOI3z Uma coisa que chama muito a minha atenção é em relação às crises financeiras que todos os países passam no decorrer de suas histórias. O Br...

Reflexão!

Uma coisa que chama muito a minha atenção é em relação às crises financeiras que todos os países passam no decorrer de suas histórias. O Brasil, por exemplo, no meu ponto de vista, vive em crise, seja ela financeira, na saúde, na educação, no transporte, enfim, aquela velha discussão de vale ou não a pena viver em terra tupiniquim.
Entre os anos de 2006 até o ano passado, a Europa e quase todos os países que fazem parte do bloco passou ou ainda passa por dificuldade financeira, a mais grave foi a Grécia, seguida por Portugal e Espanha, que já dão sinais de recuperação. Itália e França também tiveram seus momentos de aperto, salvo as exceções como Inglaterra e Alemanha a mais rica e sólida estrutura financeira do bloco, quase não sentiram o cinto apertando.
Diante desse cenário de preocupação, o Brasil, segundo o ex-presidente Lula, não sentiu a crise que no entender dele, foi só uma marola comparada com o tsunami de crises no velho mundo.
O que me pergunto é que se por aqui foi só uma marola, porque cargas d’água o emprego não aumentou e o dólar não teve uma queda acentuada, já que somos a oitava economia do mundo e os americanos depois de décadas, estão relembrando o que significa a palavra crise?
Pouco mais de três semanas os congressistas do Tio Sam, rejeitaram uma proposta do presidente Obama e mandaram para casa milhares de funcionários públicos sem data para recontratá-los quanto mais pagarem seus salários, mas, a exemplo do Brasil, os congressistas que de bobo não tem nada, continuam recebendo seus vencimentos, assim como cá, lá também os espertinhos engravatados prejudicaram o povo.
De volta a crise brasileira que para mim nunca se finda, a preocupação agora é com o sistema bancário que continua em greve e as agencias dos correios que em algum estados continuam paralisadas, no Rio de Janeiro, como escrevi semana passada os professores foram os maiores prejudicados, sem contar com as crianças é claro, que apanharam, tanto da câmara de vereadores quanto da polícia.
Claro que essa é mais do que a prova de que no Brasil investimento em educação é burrice, não se faz necessária uma nova estrutura escolar e um novo modelo de aprendizado onde o aluno deve sair de casa para ir para a escola “meio” inteligente, porque, educados, não são.
Na cidade de Guarujá, litoral paulista, por exemplo, existem várias denuncias de que os livros da biblioteca municipal estão jogados as traças, empoeirados e sujos, causando um enorme prejuízo para a cidade se levar em consideração que a perda do acervo já é considerada uma realidade, uma pena, lembrando que a cidade é governada por uma professora, verdadeiro absurdo.
O ponto final dessa questão sempre será quando é que aqui no Brasil os governantes irão realmente olhar por seus eleitores, aqueles que depositam muito mais que um voto na urna e, sim a confiança, credibilidade e esperança por melhores dias.
Wilson Balaions é radialista e jornalista. 10.10.2013.
www.wilsonbalaions.blogspot.com, balaions2001@hotmail.com