quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O Crime Compensa?


Pelo menos no Brasil parece que sim. Quantas vezes vemos na TV casos de crimes em que o acusado sai pela porta da frente da delegacia depois de pagar fiança. Já esta até chato ser repetitivo, mas, essa onda de aliviar aqui, refrescar ali, esta fora do direito daquele cidadão que foi o prejudicado.
Por exemplo, a lei seca, apesar de o governo ter endurecido as penas, o que é muito bom, antes disso vimos casos, especialmente de um empresário em São Paulo, em que matou um jovem no ponto de ônibus, tinha sinais claros de embriagues, mas, pagou fiança e vai responder em liberdade o assassino ‘bebaço’, será que com o novo rigor da lei, esse cara ficaria preso?
Outro escândalo nacional são os indultos, vejam essa: ***O governo anunciou nesta segunda-feira (24) duas mudanças no indulto de Natal que vão beneficiar mulheres com filhos menores e pessoas que cometeram crimes ao patrimônio com prejuízos pequenos. O decreto foi assinado pela presidente Dilma Rousseff e deve ser publicado no Diário Oficial da União até quarta-feira (26).
O indulto é um perdão das penas e favorece presos que têm bom comportamento e que tenham cumprido parte da condenação. De acordo com a ministra da Comunicação Social, Helena Chagas, a primeira mudança em relação ao benefício concedido no Natal do ano passado, vai beneficiar mulheres condenadas e presas por crimes não hediondos, que tenham cumprido pelo menos um quarto da pena, com bom comportamento e que tenham filhos de até 18 anos ou com deficiência. Antes a regra valia para mulheres com filhos de até 14 anos.
O indulto também valerá este ano para quem cometeu pequenos furtos. A mudança vai beneficiar pessoas condenadas a pena de até quatro anos de prisão por crimes contra o patrimônio, sem violência grave ou ameaça e com prejuízo de até um salário mínimo. O indulto poderá beneficiar quem cumpriu pelo menos três meses da pena***.(fonte site UOL).
Agora, de acordo com essas afirmações do governo federal e da presidente Dilma que fez essa “liberação”, pergunto, então porque prende? Para que vai desgastar o policial, o delegado, gastar papel com o processo, gasolina da viatura para levar da delegacia ao Fórum e por ai vai, então solta logo, põe na rua esse bando de gente boa, que por algum motivo de destemperamento emocional, divagaram de sua conduta moral e causaram um pequeno dano a sociedade. O que é isso, é para xingar ou bater palmas?
Não adianta falar em investir em EDUCAÇÃO para que não tenhamos mais esses casos “horrendos”, em equipar delegacias e investir em material humano, em suplicar para acabar com a corrupção no Brasil, esse tipo de atitude da Presidente Dilma, fere os conceitos de quem foi usurpado, roubado, enganado e, mais uma vez, o infrator é beneficiado.
Quem perde, perdeu de vez, não haverá justiça para esse cidadão, resta saber se isso é democracia ou reinado, que paga seu imposto e fica calado.
Wilson Balaions é radialista e jornalista. 25.12.2012.