quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Wilson Balaions.: Estado Civil: Greve!

O total descaso com a classe trabalhadora faz-se necessária às reivindicações, mas, essas paralisações já afetam diretamente a população, sempre a maior prejudicada nesse país de políticos canalhas.

http://goo.gl/hA7sMB **Revolução Industrial e o Direito de greve, breve histórico. Em meados do século XVII a industrialização fez com que surgissem duas classe...

Estado Civil: Greve!

**Revolução Industrial e o Direito de greve, breve histórico. Em meados do século XVII a industrialização fez com que surgissem duas classes sociais bem distintas: a burguesia e o proletariado. A única coisa que estas duas classes tinham em comum era o lugar de trabalho que eram as fábricas, no entanto a burguesia participava da produção como gestora e os operários executavam as metas de produção. Havia uma grande desigualdade social e cultural entre estas classes, enquanto os operários trabalhavam coletivamente, os burgueses lucravam individualmente**.
**Não existiam quaisquer normas de proteção aos direitos dos trabalhadores e por isso estes eram submetidos a condições desumanas. A Revolução Industrial corroborou para que essa situação se agravasse e com isto surgisse uma revolta por parte dos trabalhadores que resolveram se unir e reivindicar melhores condições de vida e trabalho. Dando inicio as greves**. (Fonte: Greves Trabalhistas: Análise histórica; aspectos legais e atuais; Ana Terra Feitosa Lobato e Tayana Chrystine Wood Schalcher, www.viajus.com.br)
No Brasil as greves operárias como ficou conhecido o movimento de operários no início do século XX na luta por melhores condições de trabalho, melhores salários, garantias trabalhistas.
Atualmente o Brasil esta passando por um período de reivindicações com greves, onde professores no Rio de Janeiro estão paralisados há mais de quarenta e oito dias, os Correios duas semanas, (não é em todo o país) e os bancos doze dias, no Estado de Goiás, por exemplo, é a policia civil que parou as atividades atendendo somente casos de crime hediondo, como mortes e sequestros, para se ter uma ideia do descaso goiano, as viaturas estão parando nas ruas por falta de combustível.
O que vale salientar é que as greves sempre foram instrumentos de reivindicação legal e de certa forma democráticas para atender as necessidades de um grupo ou trabalhadores, diversas frentes de debates foram criadas como os atuais sindicatos onde os líderes, normalmente apoiados em um presidente, representa toda aquela classe trabalhadora, levando para padrões ou governo a real necessidade de seu grupo.
O que em minha opinião não interessa nem um pouco nesses casos, sãos as greves que se estendem por mais de duas semanas, tempo suficiente no meu ver de se entrar em acordo, depois disso, a paralisação já se faz abusiva e o prejuízo imediato para quem necessita utilizar desses serviços, sabe aquele ditado, não esta satisfeito pede para sair e dê a vaga para outro, funciona assim para mim.
O governo ou empresa privada convoca concurso público, por exemplo, para preencher as vagas disponíveis, o candidato paga, se esforça, estuda muito para depois de contratado fazer greve porque o salário é ruim, mas ele não sabia disso antes? Penso que é um ponto que deve ser analisado, principalmente em cargos públicos.
Wilson Balaions é radialista e jornalista. 01.10.2013