quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A Rede eu tenho, o que me falta, é a Árvore!

Pobre baiano que com sua rede nas costas se aventurou em andar por essas bandas com a intenção de descansar embaixo de uma árvore alguns preciosos minutos. “- Oxênte mais onde é que está à árvore painho”?
O mundo moderno e dinâmico acabou por engolir esse maravilhoso ser vivo que tanto agrada, faz sombra, traz a paz, frutos, enfim, uma série de regalias que só mesmo uma árvore pode oferecer.
A cidade de Guarujá através da Secretaria de Meio Ambiente, esta desenvolvendo o piloto do planejamento arbóreo da Ilha de Santo Amaro, mas o que é isso? É um estudo que será feito para fazer um levantamento das espécies que existem na cidade, a quantidade que existe hoje plantada e a quantidade ideal para Guarujá, resumindo é isso.
Na semana do Meio Ambiente desse ano eu assisti palestras bem interessantes e a sobre árvores chamou a minha atenção pela diversidade com o assunto pode ser tratado, não é só plantar, podar ou cortar.
A engenheira agrônoma e palestrante lembrou que a árvore muitas vezes é vista como inimiga da população, porque detona calçada, atrapalha a iluminação elétrica, bate nos fios de alta tensão, suja a rua, traz uma série de problemas que confesso se a palestra acabasse naquele momento, eu já estava indo comprar uma moto serra e sair “acelerando” por aí. Lembrando que podas indevidas é crime ambiental e da cadeia, procure a Secretaria de Meio Ambiente de sua cidade. Cultivem a idéia de plantar árvores.
Mas de acordo com a engenheira agrônoma as árvores são de extrema importância para a vida das pessoas, àqueles que moram em bairros que contém uma quantidade elevada de árvores, as pessoas tendem a ter menos doenças respiratórias, as condições do asfalto são bem favoráveis, existe sempre muita sombra e ar puro, os valores dos imóveis são muito mais caros, “leia-se” as alamedas nos Jardins, bairro nobre em São Paulo.
Então, de acordo com essas informações exibidas na palestra e se fizermos comparações com regiões que existe pouca ou nenhuma árvore, veremos a imensa diferença, até o astral das pessoas é diferente.
Não é a toa que existe um monte de gente protegendo a selva amazônica, essa devastação desenfreada muda a regulagem natural do planeta e podemos já ver as catástrofes naturais que muitos cientistas e especialistas no ramo, atribuem a devastação e desequilíbrio ambiental.
Uma vez eu li que para ser um homem de verdade é necessário, escrever um livro, fazer um filho e plantar uma árvore e se por algum motivo de ordem educacional ou natural o homem não puder realizar tais ações, plante três árvores. A cada real investido em uma árvore, é economizado dezoito na rede pública de saúde.
Bom, eu já plantei a minha árvore, já escrevi meu livro e já fiz vários filhos.....de parentes e amigos mais felizes. Pense nisso, uma cidade arborizada é uma cidade rica.
Ah, só para não esquecer a Jaqueline Roriz, deputada pega recebendo propina foi absolvida no processo de cassação. Brasil mostra a tua Cara!!
Wilson Balaions. Radialista e Jornalista. 30.08.2011
balaionspress@hotmail.com, www.wilsonbalaions.blogspot.com.br, www.twitter.com/balaions