quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Wilson Balaions.: Reféns do Descaso!

A sensação de insegurança só faz o povo acreditar que a nossa política de segurança e justiça nesse país, realmente não existe.
http://goo.gl/K5gD1y: Essa semana eu conversei com vários amigos à mesa de um restaurante de Guarujá, a respeito da segurança e da justiça no Brasil, as imag...

Reféns do Descaso!


Essa semana eu conversei com vários amigos à mesa de um restaurante de Guarujá, a respeito da segurança e da justiça no Brasil, as imagens exibidas pelo programa dominical Fantástico, sobre os abusos contra menores infratores na Fundação Casa, foi um dos destaques do bate papo.

As centenas de milhares de motivos que levam esses jovens para esse lugar são intermináveis, mas, da mesma forma que essas imagens podem ter chocado vários telespectadores, choca também àqueles que são vítimas deles, é um toma lá da cá, frenético.
Só existe defesa para esse tipo de infrator. A Comissão dos Diretos Humanos defende. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), defende. A Pastoral de várias igrejas, defendem, desculpa, mas e as famílias que foram vítimas?

Por exemplo, no Estado São Paulo, o PSDB está no governo há 20 anos e não existe nenhum programa de reabilitação, muito menos, investimentos macros na instituição polícia para que a mesma possa nos defender. Quando criança, eu tinha medo (respeito) da polícia, em especial da ROTA, quando, os camburões da ROTA desciam a serra, em especial na temporada, eu corria para casa.

Hoje, os caras são desrespeitados e não podem sequer atirar, porque, precisam pagar a bala. A polícia faz seu trabalho que é caçar ladrão e a justiça solta. Benefícios como progressão de pena, bom comportamento, indulto disso e daquilo, são aceitos aos montes. Teve um caso que o assassino da própria mãe, saiu para o indulto do dia das mães, isso é um absurdo, mudo e cego.

É completamente público e notório que não existe conversa a respeito da mudança do tataravô Código Penal Brasileiro, não consigo entender onde aquelas pessoas que nos representam em Brasília querem chegar? Viraremos uma Bolívia e Colômbia, entregues aos cartéis?

Porque ninguém toca no assunto. Porque o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin não levanta essa bandeira? Porque a Dilma não se manifesta a respeito desse assunto? Porque o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, não endossa uma campanha voltada para esse tema que tanto a população suplica? Isso sem contar com senadores e deputados. Ah, já sei, todos eles têm proteção especial e não veem essa violência maluca nas ruas diariamente.

A pena tem que ser rígida, exemplar, tem que ser dura. As pessoas que perdem seus entes em latrocínios por motivo torpe, caso em que o assaltante mata sem motivo aparente, isso tem que ser perpétua, serve também para estuprador. Colarinho branco; perda dos direitos políticos para sempre e cana de 30 anos, sem porcaria de benefício nenhum, alias, isso tem que ser banido do código penal. Essa escória, esses nojentos que com a corrupção assolam o país tem que mofar na cadeia.

O povo não aguenta mais essa loucura nas ruas, as eleições estão chegando, dia 7 de setembro também.

Wilson Balaions é radialista e jornalista. 20.08.2013.