quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cidadão Problema!


Já tem algumas semanas em que amigos e leitores dessa coluna cobram algum tipo de ação por parte da prefeitura em relação aos moradores de rua da cidade que atinge um número cada vez maior dessa população problema e indesejada. As pessoas me escrevem, quando muitas vezes, conversam comigo a respeito do assunto, pedindo alguma solução.
O tema realmente cabe muitas discussões, principalmente, na internet. Defensores ou não dos moradores de rua, a polemica é grande, ainda mais agora que é ano eleitoral, então, é preciso ter tato para tratar do assunto. Uns acham que adotar a internação compulsória (obrigada) em abrigos é a mais acertada e outros que a vontade alheia seja respeitada.
Não vejo como saudável uma cidade com essa população aos quatro cantos. Essa semana um amigo postou no facebook uma foto em que um munícipe leva alimento para esses moradores no centro da cidade. Pronto! A Polêmica foi lançada. Muita gente comentando que esse é um trabalho da prefeitura, que a mesma não olha para esse povo e coisa e tal. Outros, que simplesmente não apóiam tais atitudes, por achar comodismo por parte dessas pessoas não largarem as ruas por essas ações.
Participei de uma reunião da força tarefa da Guarda Municipal da cidade, onde a responsável pela ação mostrou dados que impressionam. Um deles é de jovens entre 20 e 25 anos usuários de drogas, que hoje habitam as ruas para conseguirem dinheiro “fácil”. O endurecimento por parte dessas pessoas em não quererem ir para o albergue oferecido pela prefeitura para tomar banho, pegar roupas limpas e comer.
Muitos deles brigam, correm, fogem e a ação quando vista por algum munícipe muitas vezes é criticada, achando que a Guarda usa da força para repreendê-los, mas como resolver essa questão? No bate papo é mais difícil, não impossível. Alguém aqui quer esse tipo de gente dormindo em seu portão?
Repatriá-los para as suas cidades e estados de origem é uma alternativa, mas não é fácil. É bom morar na praia, não é mesmo?
Eu ouvi um promotor dizendo que a maior ajuda que a população pode dar é oferecer essa comida, esse cobertor, essa roupa, para o albergue municipal que é o equipamento mais adequado para receber essa gente, não ir as ruas oferecer como bom samaritano, os números mostram que essa “ajuda”, não ajuda em nada, pelo contrário, só atrapalha.
Como eu mesmo escrevi outra vez, penso que as pessoas podem ir e vir para onde quiserem, mas não aceito que venham para cá morar em ruas e praças e a prefeitura ter que pegar essa conta, quando eu decidi sair da casa de meus pais, trabalhei duro para prover meu sustento e ter moradia.
A prefeitura e a Guarda Municipal trabalham forte nessa questão, sei disso, mas a quantidade é grande de pessoas. Quem quiser ajudar pode ir até o Albergue Municipal, Avenida Manoel Otelo Rodrigues, Jardim Boa Esperança, próximo ao antigo Hospital Ana Costa em Vicente de Carvalho.
Wilson Balaions. Radialista e Jornalista. 29.05.2012.
balaions2001@hotmail.com,www.wilsonbalaions.blogspot.com