segunda-feira, 26 de maio de 2014

Wilson Balaions.: Tiro no Pé!

Wilson Balaions.: Tiro no Pé!: Isso foi o que o governo, PT, fez com ele mesmo para esse mundial de copa do mundo de 2014. Quando escolhida para ser a sede da Copa de Mun...

Tiro no Pé!

Isso foi o que o governo, PT, fez com ele mesmo para esse mundial de copa do mundo de 2014. Quando escolhida para ser a sede da Copa de Mundo desse ano, nossa nação achou que seria a maior façanha já vista por um mesmo governo, o PT, que ao mesmo tempo também abocanhou as Olimpíadas de 2016 para o Rio de Janeiro.
O fato é que todos, ou quase todos ficaram felizes com a nomeação do Brasil para ser sede da Copa, o governo, mais precisamente o Lula, se achou o “cara”, aja visto até a declaração de Obama, em um de seus dias mais etílicos.
Passada a euforia de nomeação, precisa-se entrar urgente no plano de ação e execução das obras, afinal, pouco mais de 7 anos para a realização do maior evento esportivo do mundo estará por chegar.
Foi depois desse ponto que a bala começou a entrar no tambor; como é que podemos fazer uma copa do mundo sem grana? Perguntavam-se os brasileiros!  A iniciativa privada ajuda, a FIFA ajuda e o governo intera a fatura, pois bem, o governo pagou, ou melhor, nós pagamos míseros 75% da fatura, outros dizem que foi 100% mesmo, empréstimos no BNDS, empreiteiras particulares que sob tutela do governo conseguiram empréstimos igualmente milionários e por ai vai.
O plano de ação ainda consistia em construções de obras viárias, obras ao entorno dos estádios, construções e reformas de estádios como o Mané Garricha, por exemplo, com capacidade para 71 mil lugares, que teve o custo final de 1 bilhão e 900 milhões de reais, isso para a reforma, sendo que o campeonato brasiliense no ano de 2013 teve uma média de público de 1197 pagantes. Já existe uma conversa que o MP do DF, achou uma pequena brecha no orçamento de R$ 537 milhões que, posso dizer, se escondeu.
Brasileiros X Governo: diante desse cenário de dinheiro voando, foi quando começou a briga #nãovaitercopa, como é que temos um sistema de saúde precário, educação zero, meio de transporte horroroso, escândalos, corrupção desenfreada e estádios lindos e novinhos.
Posso eu ficar na fila de PS sem atendimento por falta de médicos? Pode nosso filho estudar em uma escola onde existe goteira na sala de aula? Possi eu ir ao trabalho sem meio de transporte eficiente e confortável?
O brasileiro quando descobriu que temos dinheiro e muito, começou a reivindicar seu imposto e o governo não conseguiu mais sair desse atoleiro com a quantidade de greves e manifestações que se espalharam Brasil afora.
Agora, fofocas a parte, parece que estuda-se aplicar uma nova lei que durante a copa quem for pego fazendo manifestação para melhorar sua qualidade de vida, pode ir para a cadeia por até 30 anos, sendo que a presidentA foi uma manifestante de primeira linha.
Definitivamente não moramos em um país sério. #vaitercopa, mas, #vaiterpau

Wilson Balaions. Jornalista e radialista. 24.05.2014.