quinta-feira, 22 de março de 2012

Golpe de Mestre!


Bom, acredito que todos tenham visto a reportagem do Fantástico de domingo dia 18 de março, onde a Rede Globo em uma ação muito bem prquestrada desmascara uma rede gananciosa e sedenta por corrupção no Hospital Federal do Rio de Janeiro.

Eu não sei quem foi, mas alguém pisou feio no calo da toda poderosa “Vênus Platinada”,o que causa estranheza nesse caso que abalou o Brasil, é que foi a própria emissora que convidou as empresas para a falsa licitação.

O repórter se passou pelo novo responsável por contratos do hospital onde a safadeza esta descarada na cara dos envolvidos sem nem um pouco de escrúpulos, o que deixa *Rubens Ricupero* no chinelo, tamanha a “legalidade do assunto, super normal hoje em dia”,o que me leva a crer que, ...perdi a fala!

O andar das negociações é de deixar perplexo qualquer cidadão honesto nesse país que trabalha horrores para garantir o seu pão de cada dia. Posto esse ocupado no hospital digno de prêmio de mega sena toda vez que existe uma renovação de contrato. Fora os contratos emergenciais para a compra de papel higiênico, usado como exemplo, mas depois da coisa já ter sido lançada aos montes no ventilador.

Em míseros 15 minutos e com quatro contratos praticamente fechados, o comprador/repórter já acumulava uma pequena fortuna de pouco mais de eu um milhão e meio de reais. O que será que ele pensou! “Puxa, estou na profissão errada, posso até fechar negócio em shopping, praia e ficar rico”, - “Alice, chama o homem de lata, enche o tanque dele porque vamos viajar”.

Bom, existem coisas boas nesse escândalo, a presidenta Dilma já exigiu que todos os hospitais federais tenham uma sindicância e auditoria para reverem “seus conceitos” e o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já disse. –“Isso não vai ficar barato” é, e realmente não ficou.

Mas tem uma coisa que fico na dúvida! Na licitação vence o preço mais barato, certo? Mas nem sempre o mais barato é o melhor, certo? Todos nós ouvimos dizer que o barato sempre sai mais caro, não é verdade? Então, diante de tais verdades, porque existe licitação? Para que o barato possa sair caro e dessa forma eles esquentam roubalheiras e corrupção? Quem foi o corruptor na reportagem, o empresário ou o repórter, que deixava claro suas investidas sob o tapete?

Eu tenho tanto, para ti falar...
*O escândalo da parabólica foi resultado de uma transmissão televisiva vazada em primeiro de setembro de 1994, de uma conversa entre o embaixador Rubens Ricupero, então ministro da Fazenda do Brasil, e o jornalista da Rede Globo,Carlos Monforte, seu cunhado, afirmando que "Eu não tenho escrúpulos; o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde", enquanto se preparavam para entrar no ar ao vivo no Jornal da Globo daquele dia, por meio do canal privativo de satélite da Embratel, acessível pelos lares com antena parabólica*.Wilson Balaions. Radialista e Jornalista. 20.03.2012