quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Acarajé algemado

Acarajé algemado
Já tem tempos que o Pelorinho não recebe milhares de visitas em sua tão famosa ladeira, que o elevador Lacerda funciona por causa da dedicação de funcionários e que a baia de todos os Santos vem rezando todos os dias para que a greve dos policiais militares acabe de vez. O acarajé esta algemado.
Ó meu Rei, porque sumiu da Bahia? Venha buscar a pulseirinha do Senhor do Bonfim, faça a sua promessa homem, faça. Há quem acredite que o povo baiano é lerdo, pode até estar achando que é verdade, afinal, nessa última semana, até a polícia parou.
Oxente, aquela calmaria tradicional baiana deu lugar a um corre-corre danado, é um tal de saquear comércio, atear fogo em ônibus, arrastão. E a policia esta no lugar certo, no lugar de ladrão. É o que se comenta ladeira abaixo lá no Pelorinho, mas aí perguntam! “Mas a policia não esta na assembléia legislativa baiana”?–“Sim”, respondeu o soteropolitano. –“Ou por acaso conhece outro lugar onde fica ladrão?”, respondeu arretado de bravo o cabra.
O vendedor de cocada cantou na praia Porto da Barra, a mais central de Salvador a música de Bezerra da Silva, chamada, Candidato Cao, Cao. -“As próximas eleições. Fez questão de beber água da chuva. Foi lá na macumba e pediu ajuda. Bateu a cabeça no gongá, deu azar. A entidade que estava incorporada, disse. – “Esse político é safado. Cuidado na hora de votar, meu irmão, se liga no que eu vou lhe dizer. Hoje ele pede seu voto, amanhã manda a polícia lhe bater. Hoje ele pede seu voto amanhã manda a policia lhe prender”
Pois é, parece que diante de um impasse foi isso que aconteceu, as forças armadas, vulgo exército, junto com a cúpula da polícia militar, e mais o alto escalão do governo de Jaques Wagner, governador da Bahia, determinaram.“Ao apagar das luzes, manda bala, mas manda de borracha, desce o pau e prendam os líderes dessa algazarra essa greve é absurda”.
Ao mesmo tempo que é absurda a follha de pagamento dos deputados e senadores baianos, ou melhor, brasileiros.
Há pouco tempo o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, determinou a mesma coisa contra os bombeiros cariocas,“desce o pau nesses bandidos”, bandidos esses que tentaram salvar vidas dos 3 prédios que desabaram no centro da cidade maravilhosa.
Em Salvador a história é mesma, o que muda é o sotaque, porque, assim como no Rio a justiça delarou que a greve é abulsiva, cortaram a energia e a água, mandaram descer a porrada naqueles que dão suas vidas para salvar outras por um salário ridículo.
O que esses soldados baianos querem é dignidade para trabalhar com um salário decente e, não deixar a cidade à merce dos bandidos como esta acontecendo, tendo seus familiares e amigos em perigo. Dar o aumento real que eles reinvidicam não vale, aumentar os próprios salários como fizeram os deputados federais e dai desencadeou uma onda de aumentos em todas as câmaras do Brasil, vale?
Existe um BRASIL de diferenças socias que nunca se acabarão. Nunca Serão!
Wilson Balaions. Radialista e Jornalista. 08.02.2012
balaions2001@hotmail.com, www.wilsonbalaions.blogspot.com, www.twitter.com/balaions