quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Wilson Balaions.: É Melhor Prevenir!

http://goo.gl/NvYpnw: Antes da chegada dos médicos estrangeiros, confesso que torcia ligeiramente meu nariz colocando a culpa no governo que recentemente lançou ...

É Melhor Prevenir!

Antes da chegada dos médicos estrangeiros, confesso que torcia ligeiramente meu nariz colocando a culpa no governo que recentemente lançou o Programa Mais Médicos no Brasil.
Mais do que uma questão de cidadania àqueles que não têm nenhum tipo de cuidado com a saúde, o governo em uma só tacada quer erradicar de vez esse problema, colocando profissionais de saúde em áreas nunca antes conhecidas por esse profissional.
Vale ressaltar que esse programa não acaba de maneira nenhuma com a questão da qualidade da saúde no Brasil, que atualmente enfrenta sérios problemas no que tange o atendimento e equipamentos totalmente sucateados e, alguns que nunca foram usados porque não existe profissional adequando para manuseá-lo.
O gasto do dinheiro público com a saúde não supri as necessidades da população, existem postos de saúdes Brasil adentro caindo pelo fato de não haver nenhuma manutenção no local, paredes ruindo, equipamentos quebrados há décadas, total falta de higiene e diante desse cenário, os médicos não querem atender os pacientes nesses lugares.
Devemos aguardar para saber o desfecho desses profissionais que chegaram de outros países para ver como ficará a realidade brasileira, sejam eles cubanos, portugueses, espanhóis, enfim, esse profissional também esta buscando um futuro melhor para eles.
Cabe o governo agora fazer os investimentos nas estruturas do setor para que no futuro tenhamos realmente um equipamento de saúde digno do nosso imposto que pagamos e com médicos atendendo, ao contrário do que vimos na reportagem do Jornal do SBT, dezenas de médicos que batiam ponto e iam embora atender em suas clínicas particulares.
Não queremos mais ver no Brasil esse tipo de atendimento, muito menos aqueles médicos que se dispuseram a ir ao aeroporto vaiar e ofender seus colegas estrangeiros, tentando insultá-los e intimidá-los para que não tenham sucesso em suas novas escolhas para seus futuros. Queremos sim é ver postos de saúde e hospitais padrão FIFA como merecemos, não fazer insultos e bater ponto sem trabalhar. Tem o caso de um médico no Rio de Janeiro que trabalhou mais de 200 horas em uma semana, isso dá mais de 28 horas em um dia, se é que isso é possível, uma vez que um dia tem 24 horas, então, isso é corrupção, roubo, é lograr o povo que paga o salário dele.
Vou torcer para que no quesito atendimento as coisas melhorem em pouco tempo como o governo deseja, não vou torcer para que não dê certo, porque se esse programa fracassar vamos mais uma vez ficar horas em um posto de saúde ou hospital esperando médicos que batem ponto e não aparecem para nos atender.
Queremos um Brasil mais saudável e justo, sempre, não corrupto e deplorável como se encontra.
Wilson Balaions é radialista e jornalista. 29.08.2013.
www.wilsonbalaions.blogspot.combalaions2001@hotmaill.com