quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Wilson Balaions.: O Caos na Justiça Brasileira!

http://goo.gl/Mcq1SG A justiça brasileira realmente sofre com as inúmeras brechas que a lei determina, facilitando a vida de muitos criminosos no Brasil, deix...

O Caos na Justiça Brasileira!

A justiça brasileira realmente sofre com as inúmeras brechas que a lei determina, facilitando a vida de muitos criminosos no Brasil, deixando-os em situação favorável no que tange o rigor da lei que tanto queremos ver na prática.
Na manhã do dia 4 de setembro a justiça determinou a liberdade e concedeu regime semiaberto para o jornalista e assassino de Sandra Gomide, ocorrido em agosto do ano 2000, Marcos Pimenta Neves. **Ele cumpre uma pena de 14 anos, dez meses e três dias de reclusão por homicídio doloso. Segundo a juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, que concedeu o beneficio ao jornalista, ele "já implementou o requisito temporal para a progressão de regime prisional e mantém bom comportamento carcerário"**.(Fonte UOL).
Então, mais uma vez um criminoso vai para a rua porque tem bom comportamento? O que será então para a justiça brasileira mau comportamento? Qual o tipo de delito terá que ocorrer para que se mantenha um criminoso na cadeia?
Essas inúmeras brechas que a lei concede, dentre elas os famosos indultos, agraves, habeas-corpus, e um mais monte de benefícios, faz do Brasil um país onde o crime compensa. Já escrevi isso em meus artigos várias vezes, mas, essa voz não chega a quem deve mudar essa realidade. Será que os mensaleiros irão realmente para a cadeia?
Jose Genoíno entrou com um pedido de invalidez na Câmara dos Deputados. **O parlamentar foi internado em julho, quando foi submetido a uma cirurgia na aorta. Dias depois, sofreu uma isquemia cerebral -- obstrução da circulação sanguínea no cérebro, prontamente revertida. Ele teve alta no dia 20 de agosto**. (Fonte UOL).
Será que já não é uma manobra para não ir para a cadeia por corrupção ativa e outros crimes praticados? Ele deve ir para a cadeia sim, ter cassada a sua condição de deputado e retirada à aposentadoria de R$ 26 mil reais mensais que receberá mais o plano de saúde, isso é justo? E o povão? Recebe quanto mesmo de aposentadoria? Tem plano de saúde incluso?
O assunto nas ruas é sempre o mesmo. Medo, insegurança, crimes. Pautados nessa desordem tupiniquim, o bandido deita e rola, assalta, estupra, sequestra, mata e a polícia faz de tudo e mais um pouco para colocar na cadeia esse tipo de gente, daí, vem a justiça e solta. Onde iremos parar?
Sabe por que é assim? Justamente, porque esse código penal é arcaico e foi feito para favorecer os políticos desse país, afinal, em 1940, a realidade era completamente diferente do que é hoje ou alguém tem dúvidas de que esse código penal é feito para políticos, quantos já não deveriam estar atrás das grades, perder os direitos políticos que possuem, aposentadorias e outros benefícios?
Não tem condições de criar filhos e mostrá-los o que é certo ou errado de fazer nesse país, não existe um líder em que se espelhar para que esse traga um pouco de esperança para o povo?
Se essa realidade brasileira não for mudada rápido, não sei como viveremos em paz no Brasil.
Wilson Balaions é jornalista e radialista. 05.09.2013.