segunda-feira, 14 de julho de 2014

Wilson Balaions.: Futebol e a Copa!

Wilson Balaions.: Futebol e a Copa!: Há muito tempo venho prestando atenção aos comentários sobre a seleção brasileira de futebol ou simplesmente, onde esta o futebol arte que ...

A palavra é planejamento, sem ela, não teremos um futuro que desejamos e nem títulos de copa do mundo.

Futebol e a Copa!

Há muito tempo venho prestando atenção aos comentários sobre a seleção brasileira de futebol ou simplesmente, onde esta o futebol arte que encantou o mundo em três copas do mundo, 58, 62 e 70 e a inesquecível seleção de 82?
Porque será que os jogadores que encantaram gerações, já não encantam tanto assim? O que houve e qual a principal mudança, esquecemos como se joga futebol ou os outros aprenderam a jogar futebol?
Vou me ater ao fato do Brasil, três vezes campeão mundo antes de 70, era um país preocupado em saber jogar bola e carnaval, ao contrário dos países europeus que estavam preocupados mesmo em construir nações para que seus povos pudessem um dia se encantar com o futebol.
Então, os maiores jogadores do mundo eram obviamente brasileiros com lampejos de um ou outro europeu em destaque, como o inglês George Best e o português Eusébio da Silva Ferreira.
O que quero dizer com isso é que desde que o mundo é mundo e depois de Cabral o Brasil só foi roubado, surrupiado, em pequenas palavras, todos os governos que tivemos se preocupou em nos roubar, dando-nos pequenos nacos de investimentos, então, nossa alegria vinha do futebol e do carnaval.
Ao contrário do que fez a Alemanha nesta última copa, com um planejamento de 10 anos pleiteando uma conquista do mundial, que em minha opinião era a favorita. Esse país que até 1989 era dividido, hoje é um exemplo em administração, tecnologia e sustentabilidade, tendo a terceira melhor economia do mundo.
Também não posso esquecer que esse mesmo país foi governado por um demente que achava ser a melhor raça do mundo, quase dando cabo sobre outra etnia, essa que os alemães os tratavam como sub-raça.
Resta-nos agora aprender a planejar de fato um determinado objetivo e tirar de exemplo esse fracasso do futebol, os novos continentes como o norte americano e australiano em breve irão gozar de um título dessa envergadura, porque antes se preocuparam em construir um país e depois aprender a jogar bola.
Nós fizemos o caminho inverso em relação ao futebol, devemos saber que o mundo aprendeu a jogar bola e que não existe mais o futebol arte, hoje existe o futebol forte, planejado, disputado em que as forças se equivalem e o peso da camisa cada vez mais ficará para a história. Os países tidos como grandes no futebol, serão simplesmente cabeças de chave em sorteios de copas pelo fato de terem um destaque a mais em relação aos países sem peso nenhum.
A lição que fica é que sucumbimos diante do planejado, não adianta mais pegar 23 “melhores” e colocar em campo é necessário estudar, reestruturar e disputar com mais garra as competições que vierem, para que possamos voltar a vencer e quem sabe nos orgulhar ainda mais de nosso país enterrado em escândalos e corrupção.
Não me incomodo em esperar por mais 24 anos para que sejamos campeões de novo, mas sim, poder ir a um hospital de qualidade, nossos filhos estudarem em boas escolas públicas, ser um exemplo em segurança, enfim, tudo o que desejamos além de um bom futebol e uma grande festa de carnaval.

Wilson Balaions. 14.07.2014.