quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Maioridade Intelectual

 

Paz. Respeito. Discernimento. Educação. Amizade. Essas são algumas ações que desejo de todas as pessoas envolvidas em campanhas eleitorais façam. Estamos a pouco mais de um mês das eleições 2012 e, eu como jornalista, a cada dia que passa observo que as pessoas se envolvem de tal maneira que a carapaça muda de figura e por fim ocorre uma agressão, normalmente verbal, Graças a Deus.

Antes de qualquer coisa, vou deixar claro que não pretendo perder a amizade de ninguém, muito menos familiares, amigos, colegas, companheiros de trabalho, enfim, meus conhecidos por questões políticas.

Passamos o ano inteiro ou um pleito inteiro cobrando uma melhor conduta daqueles que nos governa. E, é justamente, nas eleições nos transformamos em defensores fiéis daqueles que almejam “um lugar ao sol”.

E, justamente, por defender os ideais de nossos líderes que devemos agir fazendo a diferença. Vamos brigar mostrando nossas armas que são os projetos, mostrando nossos planos de governos, sua índole, sua capacidade de governabilidade, seu ideal partidário ideal. “A minha opção política é melhor porque o projeto agrega mais as necessidades de um local, povo ou conglomerado”.

Não irão me ver, nem ouvir, nem ler, eu dizendo que fulano é burro, ladrão ou isso e aquilo, vou derrubá-lo contestando suas ações e projetos, agora, ofender a sua moral, longe disso.

Os canais de televisão estão a todo o momento pedindo para as pessoas pesquisarem sobre o passado político de cada postulante, leiam, se informem, comparem projetos e condutas, se você busca moralidade, não pode votar no imoral.

Em minha opinião, as brigas políticas devem ser como no futebol, tiramos o sarro do time de nosso amigo, mas nunca dele. Você não costuma perder amigo, porque, seu time foi campeão e o dele não ou vice e versa. Na política, eu já adotei esse discurso e conduta como forma de vida.

A minha opção política, como já escrevi, é opção minha e, eu vou arcar com as consequências. Tenho um amigo há mais de 20 anos que nunca defendemos o mesmo ideal político e partidário e, bebemos cervejas juntos pelo mesmo tempo, frequentamos nossas casas, nos respeitamos acima de tudo.

Escrevo isso para as pessoas que ainda não atingiram a maioridade intelectual, se não esta apto a participar de uma roda de amigos para conversar e divergir opiniões, não saia de casa. A democracia nos permite escolher aqueles que nos condiz e não aqueles que irão deixar A, B ou C, felizes.

A minha opção política vou lutar por ela, defendê-la e conquistar mais votos a cada dia que passa.

Como diz a antigo ditado, futebol, religião e política não se discutem. E, escova de dente, não se empresta. Ótima eleição 2012 a todos.

Wilson Balaions. Radialista e Jornalista. 04.09.2012