quinta-feira, 9 de maio de 2013

Wilson Balaions.: Voo Cego!

http://migre.me/etmay A ação policial que causou a morte do traficante Márcio José Sabino Pereira, o “Matemático” em uma favela no Rio de Janeiro foi o princi...

Voo Cego!


A ação policial que causou a morte do traficante Márcio José Sabino Pereira, o “Matemático” em uma favela no Rio de Janeiro foi o principal destaque no noticiário da Brasil, pelo menos na Rede Globo.
O programa Fantástico de domingo (05/05) revelou uma ação “desastrosa” da polícia civil carioca em uma caçada ao traficante carioca matemático, de acordo com os especialistas convidados da Rede Globo, a ação que resultou na morte do meliante foi exagerada e muito perigosa, uma vez que pessoas transitavam na rua durante a operação.
Na matéria, durante as imagens que eram sendo apresentadas, o piloto e chefe daquela operação, Adonis Lopes de Oliveira, narrava os fatos do acontecido e ao mesmo tempo em um estúdio, os “especialistas” comentavam o “despreparo” da polícia e questionavam a legitimidade da ação feitas pelos policiais a bordo do helicóptero.
Vale ressaltar e fazendo umas aspas nessa história, recentemente nos EUA, a polícia de Boston fez uma ação parecida onde matou um dos irmãos acusados de acionar a bomba na maratona desta cidade e prendeu o outro usando os mesmo recursos de infravermelho, onde o segundo acusado foi capturado dentro de um barco escondido em uma casa. Ao final dessa operação americana, não foi só a polícia que saiu vitoriosa, foi também que a população que aos berros de “USA” e muito aplausos, davam suas reverencias a polícia.
Muito avessa a essa atitude, no meu ponto de vista, a rede globo deveria fazer o mesmo com os policiais cariocas, mas não, resolveram colocar em dúvida a ação e dessa forma os policiais foram escrachados e execrados em horário nobre, confesso que não sei qual a real dimensão dessa matéria, vivemos em um país violento onde a população clama por justiça e segurança.
Agora, a Corregedoria da Polícia Civil, a Comissão de Direitos Humanos da Alerj e o MP vai reabrir o processo para rever o caso, o piloto já foi afastado de suas atividades e muito provavelmente, os policias envolvidos na ação também devem ser afastados, por terem tirado das ruas não só um traficante, mas um assassino acusado de matar mais de 12 pessoas, além de viciar nossos filhos e destruir famílias.
Nas redes sociais e na internet, existe um mar de gente apoiando a ação da policia civil carioca, as pessoas, a população quer ver é exatamente isso, polícia nas ruas e matando bandido e marginal.
A lei já é feita por esses bandidos e assassinos há tempos, as pessoas não podem mais andam com um celular bonito, relógio bom que são mortas em frente as suas casas, mulheres são estupradas dentro de vans e ônibus em plena luz do dia, tendo como plateia um povo amedrontado.
Mais uma vez reitero aqui, precisa-se mudar o código penal brasileiro, rever uma série de questões contra a violência, o programa Canal Livre da Rede Bandeirantes de Televisão, apresentou um debate sobre o tema segurança e maioridade penal com o desembargador Luiz Soares de Melo logo depois do Fantástico, foi demais.
É necessário dar ferramentas para o povo se defender, caso contrário, matemáticos, astrônomos, físicos e outros darão de vez as cartas.

Wilson Balaions, radialista e jornalista. 09.05.2013.
www.wilsonbalaions.blogspot.com, balaions2001@hotmail.com