quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Tragédia Anunciada?



Teria sido uma tragédia anunciada, o Costa Concórdia, um dos navios mais luxuosos do mundo que naufragou no último dia 13, próximo à ilha de Giglio na costa da Itália, após colidir com uma rocha com mais de 4.200 pessoas a bordo, durante uma manobra supostamente não autorizada realizada pelo comandante Francesco Schettino?

Relatos dão conta de que o “Cazzo Comandante” já teria feito essa manobra outras vezes e que dessa vez seria para “homenagear” um tripulante, que no meu entender deve ter um grande apreço por parte do comandante. Espero que não tenha sido esse o motivo dos aviões que atingiram as torres gêmeas em setembro de 2001.

A realidade é que esse incidente foi uma bela de uma “obrada” homérica do “Screttino”, que a preocupação dele era dar uns pegas na loirinha que foi a única pessoa que tentou inocentá-lo. –“Ele estava com a mão o manche, eu vi”. disse a loirinha, (risos).

Brincadeiras a parte, só depois de 68 minutos é que foram revelar a gravidade do acidente aos passageiros que lógico entraram em pânico, a esta altura o navio já adernava para a sua direita, se os responsáveis tivessem tido a sensibilidade e a humildade de revelar para as autoridades italianas a gravidade do evento, todos os passageiros com muita certeza estariam vivos.

Fica o alerta porque depois de incidente trágico, várias imagens de manobras quase desastrosas não tiveram o mesmo destino, ainda bem, esses profissionais são muito bem pagos e têm equipamentos de altíssima tecnologia, então, o erro foi humano mesmo que ignorou os avisos dos equipamentos de última geração. Ninguém foi preso!

Aqui no Brasil um incidente que vem chamando a atenção da mídia e a reintegração de posse do loteamento ou bairro pinheirinho em São José dos Campos. O terreno tem mais de 1 milhão de metros quadrados foi invadido há 8 anos e pertence à massa falida de uma empresa do especulador Naji Nahas.

Então se é massa falida o governo não teria o direito de retomar essa área? Já que mais de 1600 pessoas moravam no local e tinha até igreja, porque o governo não fez um acordo com a justiça para resolver esse problema, uma vez o que déficit habitacional no Brasil é enorme? Não caberiam as autoridades um olhar mais humano e, não vou colocar a culpa na polícia que sempre esta na ponta das situações, cumprindo ordens, diga-se de passagem.

Uma ação mais bem planejada e direcionada, não causaria esse bate-bate louco nas ruas de São José e, que mais uma vez vândalos de plantão, destruiriam quem não tinha nada a ver com a conversa, como carros e estabelecimentos saqueados e ateados fogo.

Estudamos para isso, precisamos colocar mais nossas cabeças para pensar do que agir em descrédito e impulsivamente, não podemos nos permitir tamanha desgraça se temos o privilégio de conversar, fazer acordos, pensar, socializar.

Bom, mas ainda bem que a Luíza voltou do Canadá, acho que ela não gostou do quarto no apartamento novo que seu pai comprou?

Wilson Balaions. Radialista e Jornalista. 24.01.2012.
www.wilsonbalaions.blogspot.com,www.twitter.com/balaions, balaions2001@hotmail.com