quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Wilson Balaions.: Casa Vazia!

Wilson Balaions.: Casa Vazia!:   É assim que o Corinthians vai jogar, de acordo com a Confederação Sul-Americana de Futebol, (Conmebol), que puniu o clube de jogar toda...

Casa Vazia!

 
É assim que o Corinthians vai jogar, de acordo com a Confederação Sul-Americana de Futebol, (Conmebol), que puniu o clube de jogar todas as partidas da Libertadores da América 2013 de portões fechados depois da trágica morte do torcedor do San Jose, Kevin Espada, de 14 anos na Bolívia quarta-feira passada.
A punição é referente há um sinalizador marítimo disparado da torcida organizada do Corinthians, conhecida como Gaviões da Fiel. Este artefato atinge incríveis 300 metros de altura a uma velocidade de mais de duzentos quilômetros por hora.
O que esta em questão agora é a punição, até então inédita, pela Conmebol que não tinha, até esse episódio, histórico de punições severas com os clubes da América Latina. No meu entender que sou corinthiano digo: se a punição for realmente para mudar essa bagunça, estou a favor, completamente, lugar de marginal não é em estádios de futebol.
Só que algumas perguntas não querem calar! Já não bastou a tragédia da boate Kiss em Santa Maria-RS, para que atitudes tivessem sido tomadas? Será mesmo que o menor apresentado a Vara da Infância e da Juventude em São Paulo segunda-feira passada (25), foi o responsável pela tragédia? Pode passar em fronteiras com sinalizadores em mochilas sem a revista da polícia de fronteira? Pode entrar em estádios com sinalizadores em mochilas sem serem revistados pela polícia local?
Parece que nem o estádio e nem o aeroporto na Bolívia atendiam todas as normas da exigente Conmebol e só o Corinthians foi punido? Não seriam também responsáveis as polícias de fronteira e a local,? E a Conmebol? E, o San José, responsável também pela segurança dentro do estádio? Não estou tirando a culpa do Corinthians, mas, só ele é o culpado?
Cadê o presidente da Gaviões, toda vez que o time esta em baixa, passando por maus bocados como a eliminação para o Tolima, bate à porta do clube todo machão cercado de 200 marginais, porque, não são torcedores. Torcedor xinga, fica bravo, contente, feliz, torcedor não destrói, pelo contrário, constrói.
É necessária realmente uma melhor apuração dos fatos para que os verdadeiros culpados sejam penalizados, sé é que o menor apresentado não esteja falando a verdade, que me desculpem, mas, eu duvido muito.
Ainda não encontrei um torcedor, sequer um, verdadeiramente corinthiano, pai de família que não esteja consternado com a situação, envergonhado com o fato. O torcedor, seja ele de qualquer clube, precisa saber que ele está representado não só seu time, mas, também o Brasil no exterior, já não basta a fama de corruptos que temos, agora teremos a de baderneiros e assassinos?
Que sejam punidos com o rigor da Lei os culpados, o prejudicado já é o torcedor, real e fiel do Corinthians e o clube que jogará de portões fechados até a Conmebol se pronunciar, o que de fato, esta devendo.
Que a Família do jovem Kevin Espada nos perdoe, o brasileiro está envergonhado!
Wilson Balaions. Radialista e Jornalista. 26.02.13