quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Wilson Balaions.: O Preço da Verdade.

Infelizmente a cada dia a desconfiança que temos na justiça nos faz crer que viver no Brasil é uma grande roleta russa.
http://goo.gl/viMmlo: Quanto vale a verdade? Até que ponto a vida tem preço? O que temos visto ultimamente na TV é o resultado de uma justiça mais do que falha...

O Preço da Verdade.

Quanto vale a verdade? Até que ponto a vida tem preço? O que temos visto ultimamente na TV é o resultado de uma justiça mais do que falha, decadente em todos os sentidos, até onde vai a manipulação de dados e informações para colocar em dúvida a conduta ilibada de um cidadão?
O caso da família do sargento da Rota, Luís Marcelo Pesseghini é exatamente isso, confesso, que na minha vida, nunca havia visto um caso de tamanha complexidade como esse, 5 mortes, ser concluído em 3 dias, os laudos ainda estão em análise, as pesquisas forenses no Brasil demoram em torno de 30 dias, exames toxicológicos e balística o mesmo tempo, e o delegado, concluiu que o menino foi o autor dessa atrocidade contra essa família e caso encerrado? Desculpa senhor delegado, mas, esta querendo calar a boca de quem com essa pressa?
Segundo suas análises na investigação eu já entendi o caso também delegado. “O menino canhoto calçou luvas cirúrgicas em um dia de fúria, pegou uma pistola “Ponto 40”, matou os pais, a tia e a avó com tiros certeiros como um perito em manusear armas sabe fazer, saiu de casa dirigindo o carro da mãe, estacionou perto da escola, assistiu aula pela manhã como se nada tivesse acontecido, voltou para casa de carona, se matou com um tiro na cabeça dado do lado direito. Se levantou e colocou as luvas no carro da mãe que estava longe, voltou para casa e deitou-se na posição que estava morto porque tinha se esquecido de tirar as luvas? Foi isso mesmo, doutor? Tudo isso com 13 anos? Desculpa, mas assim não dá para acreditar!
Não estou aqui querendo dizer que o delegado foi omisso ou esta de certa forma envolvido no caso para querer encerrá-lo tão rápido, mas, no meu ver e não sou mestre no assunto, as investigações foram concluídas com uma celeridade não muito comum em um tipo de crime como esse.
O site UOL do dia 14 de agosto levanta a informação de que colegas de trabalho da Cabo da PM, Andreia Regina Bovo Pesseghini, 36, morta com a família na semana passada, foi convidada por PMS a participar de um roubo de caixa eletrônico. A declaração foi dada ontem pelo deputado major Olímpio Gomes (PDT). O parlamentar comunicou essa informação anteontem ao corregedor da PM, o coronel Rui Conegundes.
Na minha cabeça, esses dois, o sargento da Rota e sua esposa, Cabo da PM sabiam demais e foram literalmente queima de arquivo, também não estou dizendo que os dois são santos, mas, colocar a culpa no jovem adolescente é um tanto quanto estúpido. Muita coisa vai voar no ventilador nesse caso e nos deixará boquiabertos com as investigações conclusivas, tem muita gente que não pode aparecer nesse caso e vai acabar descoberta.
A manipulação de informação nesse caso, poderá nos deixar totalmente descrentes da já famigerada e desacreditada justiça brasileira, caso, o menino seja realmente o culpado de ter assassinado sua família e acabado com a própria vida.
Enquanto aquele bando de covardes que estão no poder não mexer no Código Penal Brasileiro, que não custa lembrar que é da década de 40, muito mais casos como esse continuarão a acontecer, porque, no Brasil, o crime compensa.
Wilson Balaions e jornalista e radialista. 14 de agosto de 2013.