quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Nau a Deriva, Viloência e Roubanagem


Se existe uma coisa que me deixa com raiva na TV, é ver especialista em segurança pública dar aula para bandido de como agir, porque eles acham que estão ajudando a população que já esta a mercê da violência faz três séculos.

O programa Fantástico de domingo reservou preciosos cinco minutos iniciais com aulas de como a população deve fazer para se defender em caso de roubo, assalto, tiroteio, seqüestro, saques, fura fila, fura bolo, saidinha de banco, entradinha de cinema, paradinha em semáforo, enfim, de todas as formas possíveis em que estamos sujeitos a esse tipo de ação.

Em todas as situações mostradas na TV, devemos ser ainda mais covardes do que já somos e, estamos acovardados e encarcerados dentro de nossas casas, a violência é tanta que não se sabe como agir. Caracas um programa como esse deveria mostrar a quantidade de impostos que os trabalhadores pagam e como essa grana tem que ser usada, não desviada. Programa de Educação Ambiental seria um ótimo começo.

Confesso que fiquei enojado em saber que não posso me defender, (pago segurança em meu imposto) desses ladrões, muito menos daqueles de colarinhos brancos, que em três meses já passaram o rodo no “Dmit”, Ministério da Agricultura e agora Turismo, esse país esta uma zona e, muito mal gerenciada, diga-se de passagem.

Está certo que o brasileiro gosta mesmo é de samba, futebol, churrasquinho no fim-de-semana, mas já não basta saber que somos lesados em nossos holerites e ainda assim ver na TV “dicas” de segurança. Faça-me o favor os deputados federais, comecem a olhar para a segurança desse país como maior rigidez, não como faz com a educação, que quanto mais burro melhor.

No Jornal Hoje da Globo (almoço), apareceu uma reportagem de uma rua no centro de São Paulo, que um morador registrou em sua câmera de vídeo, nada mais que seis ataques a carros parados em semáforos em 15 minutos e, depois vem à mensagem, - “Não reajam é perigoso”, que é perigoso todos sabemos, até pagar imposto é perigoso, porque a grana some em alguns quilômetros de asfalto, sacas de soja e agora nas malas de viajem.

Poxa, será que nunca teremos pessoas a fim de ver esse país crescer como se deve, da população poder usufruir da segurança como se deve, de ver nossos impostos serem aplicados e retornados ao povo como se deve, normalmente escrevo que acredito nesse lugar (Brasil), mas às vezes é dureza, tem que ter fé. Os canais de TV de grande audiência (Globo, SBT, Record, Band), ao invés de brigarem por novelas e programas bestas, deveriam ter a honra de mostrar a população quem realmente quer ver o Brasil crescer, como se defender sim, mas em caso de extorsão, desvio de verbas e por aí vai.

Essa semana eu deixo meu total descontentamento para a Presidenta Dilma, que assiste a tudo isso só exonerando os ladrões de colarinho, os deputados federais que não criam e nem votam leis que possam defender o cidadão e ao ministro da Justiça que não se mobiliza em fazer uma nova e urgente leitura do código de penal, enfim, para que as policiais tenham ferramentas dignas de proteger a população que é a sua função.

Não sou besta em reagir a um assalto, até mesmo porque isso não é novidade em minha vida, mas enquanto eu puder me indignar que é minha função como jornalista, não vou me calar para poder dar ao povo que lê os meus artigos, algum tipo de voz e, que essa voz se faça chegar aos devidos ouvidos.

Wilson Balaions. Radialista e Jornalista indignado com tamanha violência no Brasil. 15.08.2011

balaionspress@hotmail.com
www.wilsonbalaions.blogspot.com