quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O Bicho tem que estar é solto!

Esta semana rolou na internet uma notícia de que um suposto deputado teria derrubado a lei que regula os maus tratos contra animais, aliás, até postei no meu facebook tal notícia, não sei como, mas o link sumiu, não só do meu, mas como também do meu amigo virtual que postou a informação.
Pesquisei em alguns sites e não encontrei nada, a informação que obtive é que a lei esta em vigor até presente momento. A denúncia de maus-tratos contra animais é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais). Os atos de maus-tratos e crueldades mais comuns são agressão física e abandono.
Na cidade de Guararema, por exemplo, um rodeio foi suspenso pela Promotoria da cidade que fica na região metropolitana de São Paulo e, obteve nesta sexta-feira, 16, decisão que proíbe o uso de objetos que causam maus-tratos nos animais em rodeios e em festas do mesmo gênero.
Eu confesso que não sei como são tratados os bois e cavalos que são utilizados nesse tipo de festa, a única coisa que sei é que uma corda aperta os bagos do pobre coitado que sai pulando que nem um louco, eu fico imaginando a situação ao contrário, os bois e cavalos na platéia vendo os homens pularem de dor como loucos. Pode ser cômico, mas dolorido.
Sinceramente as culturas não devem ser modificadas porque já faz parte de um determinado povo, etnia, raça, credo, enfim, mas podem ser discutidas.
Na Dinamarca, as Ilhas Faroe é um exemplo disso, os populares matam centenas de milhares de baleias todos os anos. Embora as Ilhas sejam um protetorado da Dinamarca, ela tem o seu próprio Governo e regulamentos que governam a caça de baleias piloto ou "grind" (moer) como é conhecido. Os populares alegam que com o inverno super rigoroso a carne da baleia serve de alimento e o óleo é usado como combustível para aquecer as casas.
Na Espanha tem as touradas, no Brasil a farra do Boi em Santa Catarina e por aí vai. Uma cultura não se muda, se molda, nos dias de hoje existem várias maneiras de substituir determinada ação do povo contra os bichos.
O bicho não pediu para estar ali, uns agem por extinto, outros por indução, mas se pegamos para criar não é boa idéia mal tratar o pobre animal. Devemos dar carinho para nossos puguentos queridos.
Quem ver maus tratos pode ligar para 190. Caso prefira, você também pode procurar o  Ministério Público de sua cidade ou faça a denúncia do crime ao MP por meio de ligação gratuita para o número 0800 281 9455, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. 
O animal pode ser mal interpretado, mas não mal tratado. Deixa o bicho solto!
Wilson Balaions. Radialista e Jornalista. 20.09.2011