quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Wilson Balaions.: Disparidades.

http://goo.gl/h098F2: Sinônimos:   desigualdade    dessemelhança    diferença    desproporção    disparidade    distinção    diversidade    injustiça    inte...

Disparidades.

Sinônimos:  desigualdade   dessemelhança   diferença   desproporção   disparidade   distinção   diversidade   injustiça   intercorrência   irregularidade   parcialidade   variação   volubilidade   alteração   desavença   desfalque   discriminação   distancia   modificação   dessemelhança   discrepância   discordância   dissentimento.
O Brasil é assim, cheio delas, as disparidades dão conta de que realmente esse país vai demorar a ser democrático de fato, a ser leal com os brasileiros e por aí vai o que estamos cansados de saber.
Entre FHC e Lula na linguagem do povo tem disparidade, um é lembrado como sociólogo, estudado e bilíngue, o outro o chamam de analfabeto, burro e cachaceiro, porém, ambos foram presidentes do Brasil e agora com a recente homenagem recebida, **O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe às 15h desta quarta-feira (4) o título de doutor honoris causa da UFABC (Universidade Federal do ABC), sua 26ª honraria desse tipo. As homenagens a Lula (PT), que não possui diploma universitário, vêm crescendo graças às universidades da América do Sul, especialmente do Brasil e da Argentina. Com um bom desempenho "em casa", ele se aproxima dos 28 títulos recebidos pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), sociólogo formado pela USP**. (**Fonte UOL).
Outro dado interessante em relação aos condenados do mensalão que estão “quase presos”, alguns já desfrutam de prisão domiciliar, outros nem preso estão, um já conseguiu um emprego de R$ 20 mil/mensais para poder sair da cadeia, quer dizer, o crime compensa no Brasil ao contrário de um morador de rua condenado a cinco anos de prisão em regime fechado por portar dinamite quando o Brasil passava por manifestações populares.
**Um morador de rua é o primeiro condenado após participação em manifestação ocorrida no Rio neste ano --provavelmente, também o primeiro no país. Acusado de porte de artefato explosivo, ele terá de cumprir cinco anos e dez meses de prisão em regime fechado, segundo decisão de primeira instância da Justiça estadual. Cabe recurso.
Rafael Braga Vieira, 26, foi detido em 20 de junho, dia da maior manifestação ocorrida na cidade, com participação de 300 mil pessoas, segundo especialistas da Coppe/UFRJ. O protesto terminou com um rastro de destruição no centro. Naquele dia, cinco pessoas foram presas e três menores de idade foram apreendidos por policiais. De acordo com a polícia e o Ministério Público, Vieira foi detido com dois coquetéis molotov saindo de uma loja abandonada na avenida Presidente Vargas**. **(Fonte: Folha de São Paulo).
Enquanto os engravatados vão e não vão para a cadeia, o morador de rua é preso, bem verdade que se cometeu o crime tem que cumprir, mas, a lei é para pobre e negro nesse país de araque. Todos os dias pedimos que se mude radicalmente o Código Penal e, os lerdos processos impedem essa melhoria na segurança de todos nós. Triste fim será dessa nação.
Wilson Balaions. Radialista e Jornalista. 04.12.13.
www.wilsonbalaions.blogspot.com, balaions2001@hotmail.com