terça-feira, 9 de agosto de 2011

Viver do Lixo ou Viver no Lixo!


Os programas de reciclagem que vem sendo apresentados no país têm de certa forma colaborado com o desenvolvimento do tema no Brasil, mas há quem ainda decida por não se importar com uma ação que ao longo do tempo vem poluindo as paisagens, parques e os bueiros alheios a essa situação.
Venho acompanhando diariamente nos últimos meses o tema reciclagem e meio ambiente de uma forma bastante ampla. As cooperativas que trabalham com esse material poderiam estar “bombando” se as pessoas ligadas direta ou indiretamente, tomassem um maior cuidado com o material a ser separado.
É necessário que nós a partir de hoje começarmos a prestar a atenção no valor de mercado do plástico, papel, vidro, enfim, não só as tão cobiçadas latinhas que há muito já não habitam mais os chãos de nossas cidades por ter um valor de mercado, apesar de baixo, mas que já vem ajudando as famílias que vivem desse nicho de mercado.
As prefeituras, autarquias, estado e governo, no meu ponto de vista, deveriam investir pesado nesse tema, estamos jogando dinheiro fora num país que muito se reclama da falta de emprego e fome.
As grandes redes de televisão com suas novelas, programas de auditório e àqueles que têm participação do público de massa, contribuiriam em muito com o país caso resolvessem publicitar essa ação de reciclagem.
Uma situação que vem me chamando a atenção é a sujeira produzida por nós, que cada habitante contribui com mais ou menos um quilo por dia e, muito se vê, a falta de educação de muita gente que insiste em jogar o lixo no chão ao invés de lixeiras.
As ruas das cidades vivem um verdadeiro desfile de sujeira e quando chove o destino desse lixo todos nós sabemos, depois começam a reclamações de que a prefeitura não limpa. Me lembro quando jovem um prefeito da cidade de Guarujá, junto com a sua equipe fez uma limpeza geral em um morro da cidade e, no almoço em sua casa, comentou com as pessoas que ali se encontravam o fato e disse mais, que em poucos dias, estaria tudo sujo novamente. “Sábias palavras ó Mágico de Óz”, adivinhem com estava o morro dias depois.
Minha mãe que é educadora sempre me diz, “Só a Educação é capaz de mudar país”, peço a licença de completar que a educação não só muda um país como também vai ajudar a deixá-lo mais limpo.
Encerro pedindo uma maior atenção do povo para o povo, e alertar que, juntos poderemos ter um meio ambiente mais limpo e reciclado, fiquemos atentos a isso, um dia a natureza vai nos cobrar.
Wilson Balaions é Jornalista e Radialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário