Não sei! Nessa semana fomos surpreendidos com a declaração de que um dos maiores jogadores de futebol do mundo anunciara sua aposentadoria dos gramados. Apesar de que esse anúncio estava prestes a acontecer até o final do ano.
O fenômeno Ronaldo, maior artilheiro da história das copas, três vezes o melhor jogador do mundo, destaque por seus gols sensacionais e arrancadas brilhantes, vai deixar saudades.
No meu modesto ponto de vista vai ficar a imagem daquele menino franzino, que se tornou uma máquina de forte e, com dribles desconcertantes, dotado de uma inteligência dentro de campo que foi capaz de encher os olhos de muitos espectadores, gostando ou não do craque de que ele realmente foi um fenômeno.
Ronaldo Luís Nazário de Lima mostrou no seu anúncio de despedida uma simplicidade que só um cara com a grandeza desse craque seria capaz de fazer, agradeceu a todos por onde passou, riu, chorou, brincou, fantástico.
Talvez, se eu for ficar escrevendo aqui as qualidades desse fenômeno o dono do jornal não iria gostar, pois gastaríamos inúmeras folhas, sem exagero nenhum, eu pelo menos penso assim.
Claro que a unanimidade é burra e, não serei eu quem vai distorcer essa máxima. Ronaldo foi craque e com seus 100 quilos ou mais ainda fez em campo coisas maravilhosas, mostrou isso no Corinthians, último time pelo qual atuou e com méritos, mas tem aquelas pessoas não acham nada disso do gordo e quem concordar comigo tem que respeitar a opinião alheia, afinal, o que seria do verde se não existisse o amarelo?
Passado o vendaval da notícia da aposentadoria, não penso que o futebol esta de luto, pode estar bem triste sim com o anuncio, mas ainda poderemos ver imagens que nos farão relembrar do craque Ronaldo pelos arquivos particulares espalhados pelo mundo afora.
O Brasil sempre foi considerado um celeiro de craques e a nova geração mostrou isso. O país foi campeão do sub-20, esta classificado para as Olimpíadas de 2012 em Londres e o melhor de tudo, com a Argentina fora.
A nossa panela é de fazer pipocas, não pipoqueiros. Todos os dias têm centenas de meninos espalhados pelos campos desse enorme país, esperando só uma chance de mostrar sua qualidade de driblador, defensor ou goleiro.
Tanto é verdade que temos tantos craques escondidos que quando a safra é boa, a seleção não da conta de levar e nem convocar a todos. E, tem àqueles que se tornam cidadãos de outros países para poder ter uma chance de jogar uma copa do mundo, caso contrário, aqui no Brasil, não teria a mínima chance, Liédson, atual atacante do Corinthians é exemplo disso, jogou por Portugal na última copa do mundo.
Teremos ainda muitas razões para sonhar com títulos mundiais a serem conquistados pela seleção verde e amarela, porque a demanda é grande e se existe algum problema nisso, não é nosso, é do Mano Menezes.
Novas caras estão chegando ensandecidas para mostrarem seus valores e deixarem os adversários loucos. Bom para o Brasil, que terá sempre esperanças renovadas a cada quatro anos para disputar mundiais e olimpíadas.
Deixo aqui meu muito obrigado a Ronaldo Fenômeno pelo que fez pelo país, que fez pelos times onde jogou, apesar de sua genialidade ousou pela sua simplicidade e um currículo ilibado como atleta, superou a dor de cirurgias, as provocações de adversários, e nunca perdeu a esperança de fazer o que mais gostou, jogar futebol.
As pessoas envelhecem, apresentam problemas com a saúde e existe o dia em que o corpo cobra e, não poderia ser diferente com Ronaldo. Obrigado Fenômeno, o verdadeiro torcedor sempre esteve com você, o falso, quis ser você. Parabéns pelo que fez pelo futebol no Mundo.
Wilson Balaions Radialista e Jornalista. 14/02/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário