A cidade de Guarujá vem sofrendo grandes mudanças no que tange o futuro da Ilha de Santo Amaro. Um novo modelo de gestão vem sendo implantando pela prefeitura com o aval da prefeita Maria Antonieta de Brito. Trata-se da Agenda 21.
A Agenda 21 é um programa de ação, baseado num documento de 40 capítulos, que constitui a mais ousada e abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
Cada cidade institui sua própria Agenda, voltadas para um plano local, onde os principais obstáculos devem ser discutidos e ultrapassados através de um conselho que implica os três setores da sociedade de cada lugar. Poder executivo e legislativo, este por sinal em falta, nunca vi vereador nenhum em nenhuma reunião, poder privado e sociedade civil.
De acordo com os métodos adotados para que tenhamos uma Agenda 21 eficiente, a prefeitura de Guarujá vem acompanhando de perto as questões de meio ambiente, um deles é a conquista e manutenção da Bandeira Azul na praia do Tombo, a qual, vive um novo momento que é a renovação da certificação de educação ambiental internacional.
Outro viés apontado, a justiça social, a atual administração também vem dando a população retorno aguardado pelos contribuintes, a construção de unidades de saúde, ganhou mais 5, entregas de moradias, reestruturação de avenidas, escolas, creches e afins.
Em relação à eficiência econômica conquistada pela prefeitura, os resultados estão aparecendo da mesma forma de como a imprensa vem divulgando o equilíbrio encontrado nas contas públicas, os salários dos funcionários em dia e a reconquista do crédito dão a exata idéia de que a administração esta escrevendo sua Agenda 21 em linhas certas e de forma coloquial.
O meu simples e mero entendimento político me faz entender de que Antonieta esta acertando em suas investidas, o tratamento pessoal e educado dado as pessoas por ela, não preciso colocar em questão, apesar de achá-la polida e educada, esse é meu ponto de vista.
Escrevi uma vez e retorno meu pensamento, vou torcer sim para que essa administração seja boa, seja condizente com as necessidades de Guarujá, moro aqui, voto aqui, trabalho aqui, sabem disso. E, acreditando no meu potencial e capacidade de somar, vou acreditar.
O dia que para mim esse tipo de governança e credibilidade não fizer mais parte de meu dicionário e minhas convicções, vou sair da mesma forma que entrei, pela porta da frente, com a sensação do dever cumprido.
Não se acerta em tudo nem em todas, não agradamos a todos. Graças a Deus, afinal, a unanimidade é burra.
Wilson Balaions. Radialista e Jornalista 14.07.2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário