É realmente impressionante como a ação coletiva que os motoqueiros fazem em prol de ideais, tais como a liberdade, a ajuda ao próximo, o rock’n’roll, a universalidade dessa galera imensa, repartida em vários “bandos” é contagiante.
O aniversário do moto clube Piratas da Ilha aqui de Guarujá é uma festa gigantesca que traz para a cidade esses apaixonados por motos, aos montes. São milhares de pessoas trajadas quase da mesma forma, com seus coletes e vários broches de inúmeras facções diferentes de diversas cidades espalhadas pelo Brasil.
Vi pessoas, ou melhor, motos, de cidades do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, cidades de interior paulista, Minas Gerais e por ai vai. O ingresso é um produto não perecível para que seja doado para alguma instituição, eleita pela direção dos Piratas.
Para quem gosta de não ter hora para nada, tomar uma cerveja gelada, experimentar o “petisco” tubarão no rolete, bate papo com pessoas super interessantes, pequenas lojinhas de souvenires, guloseimas e muito Rock, mas muito mesmo.
Essa bagunça organizada é incrível, estima-se que por volta de 10 mil pessoas tenham passado pelo evento durante os três dias, são barracas de camping espalhadas pelo estacionamento, motos quase que empilhadas, uma mais diferente que a outra, teve uma que achei o máximo, com motor de Fox da Volkswagen, o ronco do motor muito bom de ouvir e que custa por volta de 30 mil reais.
Agora falando em festa, quem fez festa esse final de semana foram os bombeiros do Rio que tiveram suas prisões canceladas e todos ganharam a liberdade, um bombeiro disse que foram tratados como verdadeiros marginais, um absurdo.
O mais triste é que teve que se chegar a esse ponto para que os guerreiros cariocas fossem ouvidos por um melhor salário e declarações infelizes do governador do Rio no meu ponto de vista.
A praia de Copacabana virou um mar vermelho com mais de 27 mil pessoas apoiando o protesto. Como escrevi no artigo passado, as pessoas devem sim ir para as ruas, mas com cunho de mobilização para chamar a atenção daqueles que são parte desse protesto.
O Brasil mostra sinais de que tem jeito sim, pessoas mais comprometidas com seus trabalhos e interessadas em administrar o interesse coletivo estão mostrando suas facetas, mas ainda pesa o grande número de falcatruas. O programa Fantástico de domingo (12), mostrou que mais de 27 bilhões foram gastos, desperdiçados, em obras inacabadas.
Mas o “Brasilzinho” paz e amor esta de bem com a sua população e, pela primeira vez na história cresceu mais que os Estados Unidos e também, como em time que esta ganhando não se mexe, então, mexer para que? “Não mexeis para não fedeis”...
Wilson Balaions. Radialista e Jornalista. 13.06.2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário