quinta-feira, 1 de agosto de 2013
Wilson Balaions.: Zero por Hora!
http://migre.me/fE2Ee É exatamente assim que se encontra o Guarujá, parado! As constantes manifestações nas rodovias e o excesso de caminhões na Rodovia Cô...
Zero por Hora!
É exatamente
assim que se encontra o Guarujá, parado! As constantes manifestações
nas rodovias e o excesso de caminhões na Rodovia Cônego Domênico
Rangoni, (Piaçaguera) vem trazendo uma
sucessão de prejuízos para todos os comerciantes e munícipes.
Por três
finais de semanas consecutivos que não vejo mais turistas na cidade,
toda vez que se interrompe algo na Rua do Adubo ou até mesmo a
“Piaçaguera”, qualquer pessoa demora no mínimo
três horas para chegar ao Guarujá, isso, somado ao mal tempo e a onda de
frio que atingiu a região, deixou os comerciantes totalmente a verem
navios.
Na manhã do
dia 29 de julho fui para São Paulo por Santos, uma manifestação contra o
valor do pedágio, me obrigou a ficar parado por mais de três horas na
Anchieta e, na volta, outra
manifestação, agora por trabalhadores do porto, gastei pouco mais de
oito horas para ir e voltar da capital.
Essa pouca
vergonha tem que acabar, o Porto de Guarujá não pode trazer prejuízos
para o morador comum, toda vez que se trava a Piaçaguera, cria-se um
gabinete de crise para solucionar
um problema que se repete no dia seguinte. Quem são os envolvidos nessas
reuniões, por acaso, o presidente do clube de dirigentes lojista
participa, o presidente dos bares, restaurantes e similares também?
Esse
mundaréu de pessoas envolvidas nessas reuniões não pararam para pensar
em nenhum momento que a falta de ação imediata esta falindo
estabelecimentos na cidade? Cadê o turista gastando
nos restaurantes, bares, postos de gasolina, hotéis, pousadas,
farmácias, enfim, ninguém esta vendo porcaria nenhuma? Vocês vão a
reuniões em gabinetes de crise para fazer o que então?
Nesse lugar
esquecido de Deus, Guarujá, não teve nenhum governante que pudesse no
mínimo perceber que um dia o porto iria crescer? Que, essa quantidade
absurda de containers e as altas
safras de grãos, travariam as estradas, justamente por não termos malha
viária suficiente para escoar essa matéria prima. Até onde vai o cérebro
dos governantes que sentam nas cadeiras mais importantes das cidades
desse Estado que não puderam perceber tal situação
e agora se encontram em gabinetes de crise para solucionar o NADA.
É necessário
que os governantes daqui tenham força e garganta para garantir no
mínimo o direito de ir e vir do cidadão, turista, moradores e por aí
vai. Porque os governos estadual e
federal não se unem para investir em larga escala na ferrovia que corta
as cidades de Guarujá e Santos e criar uma gigantesca área de escoamento
de grãos e containers no planalto, de preferência nas imediações do
Rodoanel para que esses caminhões não precisem
descer a serra?
Enquanto
isso, a cidade de Santos que recebe investimento do Governo Federal por
ter o porto em seu nome, torna-se a sexta (6), melhor cidade de se viver
no Brasil, a terceira (3) do
Estado, pelo índice de desenvolvimento humano dos municípios, (IDHM) e,
Guarujá é a cidade de número 526, com um orçamento de mais de um bilhão
por ano.
Com esses números, só posso dizer que sucesso administrativo não é algo está muito errado por aqui.
Wilson Balaions. Jornalista e Radialista. 30.07.2013.
www.wilsonbalaions.blogspot.com, balaions2001@hotmail.com
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